5 sinais de que seu cônjuge se desligou do casamento
Quanto antes você perceber o afastamento de seu cônjuge, mais fácil será evitar o abandono emocional.

Suely Buriasco
Abandono emocional é um termo que define uma situação pela qual uma ou ambas as pessoas escondem suas emoções, deixando de compartilhar seus sentimentos com o outro. No casamento corresponde a um grande risco, pois, denota falta de interesse na parceria e desligamento da relação, provocando afastamento dos cônjuges.
Se você pensa que talvez isso esteja acontecendo com você, pois, tem sentido seu cônjuge distante, observe estes sinais:
1. Distância física
Vocês parecem cada vez mais desconectados fisicamente, desenvolvem rotinas diferentes e mesmo estando no mesmo lugar cada um parece ter seu próprio espaço, ou ainda pior, sentem-se incomodados de compartilhá-lo. O seu pensamento seria algo como: “ele(a) não se importa se estou aqui ou não”. A intimidade parece comprometida e a vida sexual perde cada vez mais o vigor.
2. Vocês têm longos momentos de silêncio
Uma das atitudes mais comuns dos cônjuges desligados do casamento é a falta de assunto, a pessoa para de falar e compartilhar com o outro. Pode ser porque a relação de alguma forma se tornou tediosa e vocês não estão conseguindo lidar com isso ou mesmo que o cônjuge desligado tenha encontrado apoio emocional em um relacionamento extraconjugal.
3. Seu cônjuge não se sente ouvido
Essa é uma razão muito comum para o afastamento dos cônjuges; a pessoa que não se sente ouvida, ou seja, não sente que seu posicionamento é respeitado, acaba preferindo manter a distância. Isso acontece muito quando um dos cônjuges se mostra muito controlador e autoritário.
4. O egocentrismo domina a relação
Pode ser só por parte de um, mas o mais comum é que ambos os cônjuges passem tanto tempo cuidando de seus próprios interesses que acabam menosprezando, mesmo que inconscientemente, os interesses em comum. Quando o abandono emocional é percebido então vem a insatisfação por se sentir só e rejeitado.
5. Negação
Você percebe que seu cônjuge se recusa a admitir que o relacionamento está com problemas, prefere se afastar a enfrentar a situação de que algo precisa ser feito. Às vezes é mais fácil negar simplesmente que há um problema, a desvantagem é que a opção por ignorá-lo complica ainda mais a situação. Nesse caso, por mais que você tente ele sempre vai responder que “está tudo bem” e fazer saídas evasivas de forma que você não consiga tratar do assunto com ele(a).
Caso as atitudes de seu cônjuge se afinem com os sinais descritos acima é muito provável que ele esteja desligado ou se desligando do casamento e, portanto, o seu tempo de agir é urgente.
Pense em suas ações e no que você tem contribuído para que a situação chegasse onde chegou e, principalmente, avalie o que você pode fazer para recuperar o seu relacionamento. A partir de uma mudança sua será possível propor uma aproximação e fazer com que seu cônjuge entenda a necessidade de buscarem desenvolver juntos atitudes que unam vocês. É preciso, essencialmente, inspirar seu cônjuge a ter vontade de transformar a relação, afinal, você não pode fazer isso sozinho(a), mas pode iniciar esse movimento.