5 sinais de que seu relacionamento está travado

Há momentos na relação de um casal em que tudo parece estar estagnado. Aprenda a detectar os sinais para evitar que isso aconteça com vocês.

Adriana Acosta Bujan

Segundo especialistas, todos os casais passam por quatro fases ao longo de seu relacionamento.  A primeira é quando nos sentimos apaixonados, nela somos guiados pelo coração, desejo e paixão. Na segunda, a relação se fortalece e conhecemos melhor um ao outro. A terceira é a decepção que remete quando paramos de idealizar. E a última é o amor verdadeiro.

Nesse processo, é comum alguns casais se sentirem estagnados, pois percebem que seu relacionamento não evolui, que não há mudanças, e sentem que deixaram de ter objetivos e sonhos juntos.

É como se o relacionamento fosse monótono, rotineiro e chato, em que, apesar de quererem estar juntos e comprometidos um com o outro, deixam de sentir aquela paixão, aquela atração e aquele fogo ao terem intimidade, esquecem-se, inclusive, daqueles pequenos gestos carinhosos e românticos.

Um amor estático

Um relacionamento romântico pode ficar estagnado por vários motivos, talvez a chegada dos filhos obrigue o casal a se distanciar, ou talvez quando há muitas pressões financeiras, doenças ou divergências possa causar a deterioração da motivação e do desejo mútuo.

Agora, quais sinais podem nos alertar para o fato de que precisamos melhorar nosso relacionamento conjugal? Vejamos abaixo:

Advertisement

1. Sentir que o outro não escuta nem compreende você

Muitos casais deixaram de conversar e compartilhar suas experiências cotidianas pelo simples fato de se sentirem pouco ouvidos, desvalorizados e incompreendidos; já que um dos dois mostra certo desinteresse quando o outro se expressa.

Essa atitude faz com que a relação não progrida, pois sentimentos e emoções são reprimidos, e um dos dois acaba deixando de participar das tomadas de decisão e deixa de opinar. Eles passam a vida em um “como foi?”, então os dois continuam fazendo suas coisas individualmente, ou seja, não há convivência ou comunicação.

Portanto, é aconselhável refletir sobre este ponto, conversar abertamente com seu cônjuge, para que ele esteja a par de seus sentimentos em relação a esse desinteresse da parte dele, pois tal atitude faz com que você não se sinta amado, mas desvalorizado.

2. Vazio inexplicável

Sim, existem pessoas que, aparentemente, têm tudo na vida: um cônjuge amoroso, filhos felizes e saudáveis e estabilidade financeira, mas não são felizes, sentem um vazio inexplicável no coração que precisa ser preenchido com algo.

Podemos interpretar que seu relacionamento está estagnado, pois geralmente as pessoas que se sentem vazias costumam descarregar suas frustrações e raiva no cônjuge, causando conflitos e discussões desnecessárias, pois reivindicam a felicidade prometida, sem perceber que a própria felicidade está ao seu alcance.

Advertisement

3. Tristeza e aceitação

Rotina, monotonia, falta de entusiasmo e de pequenos gestos de amor podem fazer com que o relacionamento fique estagnado em um piscar de olhos.

Em casos assim, é natural que as pessoas se sintam tristes a maior parte do tempo, e com o passar dos dias, passam a acreditar que todos os relacionamentos amorosos são assim, caindo no conformismo, na desilusão e na decepção absoluta do que realmente é o amor conjugal.

Nesses casos, se o seu cônjuge não está motivado para sair da rotina, então assuma o controle e faça tudo ao seu alcance para reacender o amor em seu relacionamento. Talvez você possa surpreendê-lo com um jantar romântico, uma caminhada na praia, presenteá-lo com seu doce favorito, entre outras ideias.

4. A intimidade mudou

Há casais que ficam sem fazer sexo por muito tempo, dando a desculpa de estarem cansados, das pressões do dia a dia ou por outros motivos. E outros têm relações frequentes apenas para satisfazer suas necessidades, deixando de lado o cortejo, o flerte, o romance e outras preliminares antes da intimidade.

Ou seja, são casais que só se satisfazem preenchendo uma necessidade, esquecendo a importância do ato de amar para fortalecer o relacionamento e os vínculos com o parceiro.

Advertisement

Em ambos os casos, pode-se interpretar que o relacionamento estagnou. Por isso é importante conversar com o outro e informar seus sentimentos em relação à atitude dele.

5. Planos e metas por diferentes caminhos

Alguns casais deixaram de compartilhar e lutar pelo mesmo sonho, a ponto de terem apenas objetivos individuais. Esse comportamento pode causar uma estagnação no relacionamento pelo simples fato de que não se pretende envolver o cônjuge nesses objetivos.

É como se tomassem direções ou caminhos diferentes, afastando-se cada vez mais. Isso não significa que deixaram de se amar, mas que simplesmente não há mudanças ou coisas que faça com que haja comprimento mútuo.

Esses são sinais de alertas de que é preciso mudar alguma atitude ou comportamento desagradável em seu relacionamento. Sem dúvida, são lições que todos os casais devem superar para ter sucesso. Tenha em mente que a união faz a força, e que, juntos, com uma boa comunicação, vocês poderão reacender a chama do amor em seu relacionamento.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 señales de que tu relación está estancada

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.