5 sinais de que você está se envolvendo com outra pessoa emocionalmente
5 sinais de que você está criando um relacionamento emocional extraconjugal.
Pedro Santos
Dieter F. Uchtdorf, um líder religioso, ensinou que “A diferença entre a felicidade e a infelicidade (…) muitas vezes se resume a um erro — de cálculo — de poucos graus”.
Ao fazê-lo, ele valeu-se da seguinte história verídicapara ilustrar seus ensinamentos:
“Em 1979, um grande avião de passageiros com 257 pessoas a bordo partiu da Nova Zelândia para um voo turístico para a Antártida. Sem que os pilotos soubessem, porém, alguém havia modificado as coordenadas do voo em apenas dois graus. Esse erro colocou a aeronave 45 quilômetros a leste de onde os pilotos achavam estar. Ao se aproximarem da Antártida, os pilotos desceram para uma altitude menor a fim de que os passageiros pudessem apreciar melhor a paisagem. Embora fossem pilotos experientes, nenhum dos dois havia feito aquele voo antes, e não havia como saber que as coordenadas incorretas os colocaram diretamente no rumo do monte Erebus, um vulcão ativo que se eleva da paisagem gelada até uma altitude de mais de 3.700 metros.
Naquele voo, o branco da neve e do gelo que cobriam o vulcão se mesclou ao das nuvens, dando-lhes a impressão de que voavam sobre terra plana. Quando os instrumentos soaram o alarme de que o solo estava erguendo-se rapidamente em sua direção, era tarde demais. O avião se chocou contra a encosta do vulcão, matando todos a bordo.
Foi uma tragédia terrível provocada por um pequeno erro: uma questão — de cálculo — de poucos graus”.
A advertência implícita nessa história é simples: uma sucessão de pequenos erros no curso de nossa vida, se não forem corrigidos, pode conduzir a verdadeiras catástrofes de grandes proporções. Essa orientação aplica-se facilmente em qualquer aspecto de nossa vida. Neste artigo, entretanto, tentaremos aplicá-la a questão da fidelidade dentro de um matrimônio.
O tema “relacionamento extraconjugal” tem estado em destaque na mídia há anos. Ele é abordado em tramas de novela, em programas de relacionamento e, muitas vezes, até mesmo como motivação para crimes dolosos, praticados por pessoas que se sentiram furtadas de sua honra pela traição de seus cônjuges.
Algo relativamente pouco mencionado, entretanto, é que esse tipo de relacionamento raramente inicia-se do dia para a noite. Em geral, existe um processo que envolve várias etapas até que a traição carnal se consuma. O segundo desses estágios (o início da viagem que culminará em um desastre) é o envolvimento emocional entre duas pessoas, fora de sua esfera conjugal.
Felizmente, existem pequenos sinais de alerta que podem ajudá-lo(a) a identificar se este tipo de laço está sendo criado entre você e alguém que não seja seu cônjuge. Estes sinais permitirão que você identifique o problema e corrija-o antes que atinja maiores proporções.
1 – Você olha frequentemente para o objeto de seu interesse
Uma das regras mais básicas de leitura da linguagem corporal: os olhos são atraídos para aquilo que lhes desperta interesse. Olhar para uma pessoa e achá-la atraente é algo natural, que não pode ser considerado errado. Olhar repetidamente para essa pessoa, porém, dá margem para que em sua mente uma traição comece a ser idealizada, e isso sim deve ser evitado.
2 – Você faz um esforço extra para ser agradável
Ser gentil e, no caso dos homens, cavalheiro, é uma postura admirável para qualquer pessoa. Todavia, quando uma pessoa do sexo oposto começa a ser alvo especial de suas gentilezas, ou seja, quando uma pessoa recebe uma dose extra de sua atenção, isso pode significar que, subconscientemente, você está demonstrando estar aberto para aquela pessoa.
3 – Comparações entre seu cônjuge e a pessoa de seu interesse
Um dos pensamentos mais perigosos que alguém casado poderia arquitetar certamente é o de que “Fulano(a) nunca me trataria dessa forma”, ou então o de que “Ciclano(a) é muito melhor em ___ do que meu marido/esposa”.
4 – Você pensa sobre ele/ela, mesmo quando está ao lado de seu cônjuge
Se, estando ao lado de seu cônjuge, aquela pessoa especial começar a vir-lhe a mente com frequência, isso deve ser encarado como um indício inegável de que uma conexão emocional já se estabeleceu (mesmo que unilateral).
5 – Você se descobre flertando com o objeto de seu interesse
O flerte constitui o primeiro traço formal da traição. Se você chegou a este nível, então esta é a hora de dar um basta neste relacionamento. Isso indica que o seu monte Erebus está logo à frente, e é só questão de tempo até que a colisão fatal ocorra.
Se algum dia você identificar qualquer um desses sinais de alerta no seu proceder, então muito cuidado. Você pode retroceder e eliminar esse processo – pode retornar à rota segura. Para fazê-lo, o primeiro passo é afastar-se da pessoa que você deseja. À medida que faz isso, procure também se aproximar mais de seu cônjuge, faça o possível para reascender a velha chama. Você pode, por exemplo, fazer uma viagem romântica no fim de semana.
Se vocês estão casados hoje, é porque algum dia você já viu algo de extremamente especial nesta pessoa, e com certeza viveu momentos maravilhosos com ela. Quer você veja isso ou não, essa pessoa por quem você se apaixonou e com quem decidiu se casar ainda está lá, basta que você saiba como encontrá-la.
Quando encontrar-se tentado a violar seu convênio matrimonial, lembre-se da máxima de David O. Mckay, que ensinou: “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”. Seja feliz ao lado de quem mais importa.