5 sintomas de que você tem sopro CARDÍACO sem saber
Mal-estar inexplicável e sensações diferentes no peito podem ser sintomas de uma doença que pode ser fatal caso progrida
Erika Otero Romero
Milhares de pessoas em todo o mundo morrem de doenças cardíacas que não foram diagnosticadas precocemente e tratadas adequadamente. Uma dessas doenças, que afligem centenas de pessoas de todas as idades silenciosamente, é o sopro cardíaco ou sopro no coração.
Mas o que é um sopro no coração?
O site MedlinePlus afirma que sopros cardíacos são uma espécie de chiado causados pelo fluxo de sangue “desigual” que passa através das válvulas cardíacas.
De acordo com o Texas Heart Institute, “sons cardíacos normais se dão em pares”, mas quando há um sopro, ao invés do típico “tum-tum”, ouve-se uma espécie de sopro que a pessoa que sofre “sente” de alguma forma.
Causas de sopros cardíacos
Eles podem surgir por várias condições, de acordo com o Texas Heart:
- Quando uma válvula cardíaca não se fecha hermeticamente, faz com que o sangue que passa através dela seja devolvido, isso é chamado de regurgitação.
- Quando o sangue flui através de uma válvula cardíaca estreita e rígida, isso é chamado de estenose.
Os problemas acima podem ser congênitos ou até mesmo ter sua causa a partir de febre reumática, por doença arterial coronariana, endocardite infecciosa ou simplesmente pelo envelhecimento.
- A malformação cardíaca, como um orifício nas paredes do coração, pode dar origem a um sopro.
- Condições tais como gravidez, anemia, hipertensão arterial, febre ou até mesmo hiperatividade da glândula tireoide podem causar sopro cardíaco intermitente.
- A endocardite, que consiste em uma infecção das válvulas cardíacas e seus ventrículos, já a pericardite é uma inflamação da membrana que envolve o coração, também os tumores benignos que se formam no interior do coração (mixomas) também podem desencadear um sopro cardíaco.
Quem está em risco de sofrer de sopros cardíacos?
A página “Melhor com Saúde”, afirma que tanto adultos quanto crianças. Algo curioso é que em crianças os sopros cardíacos podem estar presentes no crescimento e desenvolvimento destas, sem que seja necessário qualquer tratamento.
As mulheres grávidas também podem chegar a ter sopros cardíacos, devido ao ganho de peso e ao fato do sistema circulatório ter que dobrar seus esforços para fazer o sangue irrigar todas as partes do corpo até chegar ao coração.
O envelhecimento também pode fazer com que as pessoas acima de 60 anos se tornem suscetíveis a esta condição, pois tanto os vasos sanguíneos quanto os tecidos e válvulas cardíacas envelhecem.
Sintomas de sopro cardíaco
Muitos dos que têm sopros no coração não têm sintomas. Apesar disso, às vezes podem apresentar:
- Desconforto no peito
- Dor (não muito forte) no peito
- Fraqueza
- Cor azulada na pele ou nas pontas dos dedos
- Problemas respiratórios
A pessoa atingida também pode ganhar peso, apresentar inchaço e intolerância à atividade física de acordo com a página salud.com.
Diagnóstico
Às vezes, é suficiente uma ausculta pelo médico especialista com o estetoscópio para detecção do sopro cardíaco.
O Texas Hearth explica que, de acordo com a posição do corpo e da respiração, o sopro cardíaco muda; por isso é possível que o cardiologista mude o paciente de posição (agachado, deitado ou em pé) para ouvir o seu batimento cardíaco e, assim, dar um melhor diagnóstico.
Alguns estudos ou exames que detectam o problema são:
- Radiografia de tórax: para ver se o coração está aumentado de tamanho.
- O eletrocardiograma (ECG): para ver se há batimentos cardíacos irregulares (arritmias).
- Ecocardiografia: para determinar o bom ou mau funcionamento das válvulas do coração, o movimento da parede do coração bem como o seu tamanho.
- É possível também a utilização de uma droga especial – o nitrato de amila – para diagnosticar alguns tipos de sopros cardíacos. O médico fará com que o paciente inale a medicação, o que irá causar uma alteração momentânea da pressão arterial e da frequência cardíaca.
Tratamento
O tratamento dependerá da causa do sopro cardíaco, pois em alguns casos não é necessário.
Quando o sopro é devido a uma doença, como pressão alta, então requer tratamento de acordo com as especificações médicas.
No entanto, se o sopro cardíaco é devido a uma doença da válvula cardíaca, como doença valvular intrínseca ou algum outro defeito cardíaco, pode exigir tratamentos farmacológicos ou mesmo intervenções cirúrgicas.
O mais aconselhável, caso você sinta algum tipo de desconforto no peito ou exaustão e nunca ter sido diagnosticado com uma doença cardíaca, é que você procure seu médico para um check-up, afinal, é melhor prevenir que remediar.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 síntomas de que tienes un SOPLO CARDÍACOS sin saberlo