5 tipos de jogos especiais para que as crianças desenvolvam ao máximo o seu potencial

Brincar é coisa séria. Escolha os melhores brinquedos para seus filhos e potencialize seu desenvolvimento.

Fernanda Gonzales Casafús

As crianças adoram brinquedos, isso é um fato. E nós, pais, adoramos ver seus rostos de felicidade quando se deparam com um novo.

Há brinquedos que as crianças amam e se tornam seus favoritos. Às vezes é difícil saber quando um brinquedo vai ser um deles; no entanto, o que podemos fazer é prestar mais atenção aos nossos filhos para acertar.

Por vezes, terão brinquedos que usarão todos os dias sem parar e outros cairão no esquecimento depois de alguns dias. Se queremos que os nossos filhos aproveitem ao máximo seus brinquedos e jogos, e desenvolvam ao mesmo tempo o seu potencial e as suas capacidades, temos de estar presentes para vermos o que os diverte e distrai.

Brinquedos que farão seu filho mais esperto

Na verdade, só jogar, o que quer que seja, já faz com que os nossos filhos desenvolvam suas capacidades intelectuais, físicas e emocionais, mas não podemos negar que há jogos e jogos. Por exemplo, não é o mesmo uma criança que passa o tempo jogando videogame para outra que conhece as estratégias do xadrez.

Além de torná-los mais inteligentes, o jogo torna as crianças mais espontâneas, ao mesmo tempo que favorece a maturação. Se você quiser incentivar tudo isso em seu filho, certifique-se de que eles brinquem frequentemente com alguns destes brinquedos ou jogos:

Advertisement

1 Tijolos ou blocos

As crianças adoram montar. Passam os anos, saem à venda brinquedos novos, mas os tijolos e blocos jamais saem de moda. Em uma casa onde há crianças nunca devem faltar os blocos.

Em casa, meus filhos brincam com os blocos de Lego. Nem precisa dizer que todos os dias encontro peças em todos os lugares. Na casa de sua avó eles têm blocos de madeira; algumas peças simples demais que, no entanto, adoram e jogam sem parar. Portanto, não é preciso gastar fortuna, sejam caros ou simples, eles adoram construir.

2 Jogos numéricos, de leitura e de memória

Existem muitos estudos que destacam a importância da memória no desempenho acadêmico. Os jogos de números e letras favorecem esta capacidade mental que servirá às crianças tanto em seu desenvolvimento como em sua vida adulta.

A memória pode ser treinada, e por isso os jogos que envolvem letras e números podem favorecer significativamente as capacidades intelectuais. Enforcado, sopa de letras, tutti frutti, memória, jogo de ganso ou qualquer de tabuleiro, General, etc. Mesmo que não tenha jogos em casa, pode inventar um, há milhares de opções. E as crianças adoram o desafio.

3 Amoeba ou slime

Ainda que tenhamos vontade de gritar pela sujeira que fica depois que as crianças brincam com massas gelatinosas, os benefícios para seu filho superam qualquer dor de cabeça. Brincar com massa ou slime é extremamente importante porque desenvolve a motricidade, favorece o relaxamento, e ensina-lhes a diversificar e identificar quantidades.

Advertisement

Se você vai dar amoeba ou slime para seus filhos, é uma boa oportunidade também para ensiná-los sobre ordem e responsabilidade. Se não for guardado corretamente, pode secar e não servir mais.

4 Ciência e Natureza

Não é necessário ter um sofisticado equipamento de ciências, um microscópio ou um conjunto de química. Se você tem ou quer comprar, ótimo, mas se não, as crianças podem brincar em casa com materiais simples.

Uma opção muito viável e que vai surpreendê-las é preparar uma lista do que têm que procurar no jardim. Pode ser insetos, galhos, tipos de pedras. Em seguida, eles irão analisá-lo com uma lupa e anotar ou desenhar suas características. Você pode fazer uma capa para o caderno que diz “O Livro da Ciência”. Eles vão se divertir e aguçar seus sentidos. Só devem tomar cuidado com animais peçonhentos. Melhor usar luvas grossas, calças e botas.

5 Disfarces

De forma natural, e desde muito pequenas, as crianças procuram disfarçar-se. Fazem naturalmente e representam ser outra pessoa. Este jogo é importante porque desenvolve as ideias do mundo ao seu redor e tem um efeito muito positivo em sua personalidade.

Os disfarces estimulam a imaginação e melhoram a comunicação. Além disso, permite-lhes explorar a si próprios e compreender as relações humanas. Por outro lado, quando as crianças se disfarçam experimentam diferentes tipos de comportamentos e reações e aprendem muito sobre os papéis na sociedade

Advertisement

Brincar é coisa séria

Brincar na infância é uma atividade imprescindível. Se olhar para os seus filhos, verá que o que eles fazem mais durante o dia é brincar de manhã até à noite. A brincadeira fomenta três funções básicas da maturação psíquica: a assimilação, compreensão e adaptação da realidade externa.

Além disso, brincar tem um sentido especial para a criança e não devemos interrompê-las quando brincam. As crianças precisam dessas atividades para que seus cérebros amadureçam, pois é uma preparação para a vida adulta.

De que seus filhos gostam de brincar? Não perca nem um minuto, e vá brincar com eles.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 tipos de juegos especiales para que los niños desarrollen al máximo su potencial

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.