5 trabalhos manuais para fazer com as crianças durante a quarentena
Reúna as crianças e sigam essas dicas para espantar o tédio e aproveitar o tempo de maneira construtiva! O resultado será surpreendente!
Stael Ferreira Pedrosa
A atividade artística é um meio de expressividade, de desenvolvimento de habilidades, bem como de encantar. A linguagem objetiva e subjetiva da arte pode e deve estar ao alcance de todos. Por isso, aproveite o tempo em casa, junte as crianças e se distraiam, espantem o tédio (e os eletrônicos) e se expressem através da arte.
1. Costura
Costura pode ser uma atividade prazerosa e uma habilidade útil para as crianças. No entanto, é recomendado para crianças acima dos 8 anos (com supervisão), devido ao manuseio de agulhas, tesouras com ponta, peças pequenas e por exigir coordenação motora fina mais desenvolvida. Deve-se iniciar ensinando a dar pontos com agulha em linha reta, pregar botões e se for na máquina, a passar a linha, encher a bobina e fazer costura reta. Se a criança já domina essas etapas, pode-se iniciar por uma peça simples. A peça abaixo – super útil no momento, pode ser feita à mão ou à máquina.
Máscara tamanho médio
Material:
- 2 cortes de tecido em algodão 20 cm de largura por 19 cm de altura
- 2 cortes de elástico delicado 17 cm (para evitar machucar as orelhas)
- Linha na cor do tecido
- Agulha ou máquina de costura
- Tesoura
- Régua de costura
Modo de fazer:
Junte os dois cortes de tecido – direito com direito – e costure toda a volta lembrando de posicionar os elásticos nas laterais nesta etapa, pelo lado de dentro com as pontas para fora em cada extremidade lateral. Após fixar os elásticos, termine a costura deixando cerca de 5 cm sem costurar para virar a peça. Vire a peça para o direito, passe a ferro para ajustar as costuras. Marque na peça onde ficarão as dobras, dobre, passe a ferro e costure toda a volta para fixar as dobras e fechar o espaço por onde se desvirou a peça. Para melhor compreensão veja este vídeo.
2. Pintura
Esta é uma atividade que não demanda muita instrução. Basta ter as tintas – preferencialmente aquarelas e guaches ou tinta comestível para evitar acidentes com bebês ou crianças pequenas. Papel, pincéis ou lona canvas, caso deseje guardar as pinturas por mais tempo. No mais, proteja as paredes e ou chão e deixe as crianças soltarem a imaginação. Se quiser avançar um pouco mais na arte da pintura, veja este site.
3. Desenho
Se as crianças têm mais de 6 anos, você pode começar a ensinar desenhos mais elaborados ou deixá-las criar livremente. Conte ou leia histórias e deixe-as ilustrar personagens ou situações. Para técnicas de desenhos mais elaborados como da figura humana, algumas dicas aqui.
Materiais:
- Papéis diversos
- Lápis comum ou lápis de graduação
- Lápis de cor
- Giz de cera
Para desenhos mais elaborados:
- Papel canson ou Mi-teintes em diversas gramaturas
- Lápis de graduação
- Sanguínea
- Pastel seco
- Carvão (crayon)
- Esfuminho
- Borracha miolo de pão
- Lápis borracha
4. Bordado
Esta é uma atividade que normalmente os meninos não querem fazer, portanto, se eles não quiserem, não os force e escolha outra atividade para eles. É necessário saber primeiro se a criança deseja aprender tal habilidade, já que não é uma habilidade como a costura que pode ser necessária em diversos momentos da vida adulta, mas é uma atividade exclusivamente artística – veja as possibilidades aqui. Minha mãe tentou me ensinar ponto cruz quando eu tinha 5 anos e só queria brincar com outras crianças. Não deu certo. Mais tarde, eu me apaixonei e fiz lindos trabalhos nesta técnica. É uma ótima técnica para começar, mas, existem mais simples como o ponto atrás, alinhavo e corrente. A ideia é exercer a criatividade. Se deseja iniciar pelo ponto cruz aqui está:
Materiais necessários:
- Tecido próprio – etamine ou cânhamo
- Linhas para bordado – em meadas
- Agulha especial para bordado
- Tesoura
- Motivos ou monogramas
Para o modo de fazer, é melhor assistir, ou fica complicado. Veja este ótimo vídeo.
5. Scrapbooking
Scrapbooking é a arte que consiste em uma técnica de arranjar fotografias em álbum adicionando itens dentro de uma temática (por exemplo: férias na praia), que valorizam e embelezam o álbum de fotos. Os materiais para fazer scrapbooking não são baratos, mas é possível adaptar. Para longa duração e não amarelar, deve-se usar papéis sem acidez (acid free), bem como a cola. O Mi-tentes, da Canson, é o mais facilmente encontrado, porém é o mais caro. Em várias papelarias é possível encontrar papéis específicos e nos mais diversos motivos, a um preço menor. Mas, se o objetivo for apenas se divertir e ensinar um trabalho manual para as crianças, tire cópias das fotos e use qualquer tipo de papel, como sulfite colorido, cola branca comum e mande encadernar depois.
Material
- Fita banana (com relevo)
- Cola (de silicone ou branca)
- Fita dupla-face
- Enfeites – fitas, botões, retalhos, rendas, etc.
- Fotos, ou cópias
- papéis coloridos das mais diversas estampas: bolinhas, flores, etc., que no caso da experimentação podem ser recortados de revistas.
Ferramentas:
- Estilete (as crianças não devem utilizar por ser perigoso, um adulto deve cortar para elas o que for necessário)
- Tesoura sem ponta
- Base de corte ou uma proteção para a superfície onde se utilizará o estilete.
Agora é colocar a imaginação para funcionar. Inspirem-se nestas ideias do Pinterest e divirtam-se! Tudo vai passar.