Como falar com suas crianças a respeito do peso

O peso de seu filho pode afetar sua saúde e autoestima. Precisa de ajuda para orientá-lo a esse respeito? Leia mais sobre isso a seguir.

Patricia Andrade

Pesquisas recentes mostram, de acordo com dados publicados no sitedo Ministério da Saúde, que quase metade da população brasileira (48,5%) estava acima do peso em 2011. A porcentagem de obesos também cresceu desde a pesquisa anterior (2006), e passou de 11,4 para 15,8%. O mesmo site publica outra pesquisa com resultado preocupante: a dieta do brasileiro tem mais gordura e menos frutas e hortaliças do que o que é recomendado pelas autoridades em nutrição. Será que esses dados têm algo a ver com sua família?

O que os pais podem fazer

É dever dos pais cuidar dos filhos, protegê-los, prover suas necessidades e zelar por seu bem-estar, e neste último ponto a saúde se coloca no centro das preocupações. Não é só o excesso de peso que pode tirar o sono dos pais: existem vários transtornos alimentares que podem atingir um adolescente e, como tem acontecido recentemente, também as crianças.

Adolescentes e autoestima

A relação que as meninas têm com seu corpo frequentemente não é de satisfação (ver pesquisa IBGE), e podemos facilmente entender o porquê dessa problemática ao folhear uma revista, assistir a um programa direcionado ao público jovem e perceber os padrões de beleza que são impingidos todos os dias na mente de seu vulnerável público. O sentimento de desajuste com relação a esses ideais pode trazer como consequência a baixa autoestima, a depressão e os distúrbios alimentares já mencionados. Portanto, não deixe de falar com seus filhos sobre sua saúde, seus hábitos, seu corpo. Assunto delicado, não é? Especialmente se as crianças estão acima do peso. Mas não vamos nos esquivar dessa responsabilidade!

Dicas sobre como tratar do assunto

1. Você precisa saber como está a autoimagem de seu filho ou filha. Se ele ou ela estiver insatisfeito consigo mesmo, sofrendo

bullying ou até mesmo alguma consequência em sua saúde devido ao sobrepeso e já percebeu que precisa mudar, trate primeiro de sua saúde emocional, para, depois, estabelecer juntos as metas de mudança.

2. Conscientize-o de que os padrões de beleza impostos pela mídia são inatingíveis para a maior parte das pessoas. Ajude-o a desprender-se dessas cobranças, e incentive-o a buscar sua saúde e bem-estar. Em alguns casos, é preciso recorrer a ajuda profissional.

3. Se seu filho está com peso inadequado mas ainda não se deu conta disso, seja bastante delicado e procure mostrar como uma condição física diferente o faria sentir-se bem melhor em muitas atividades. Não vá direto às cobranças ou proibições alimentares; comece com um estímulo positivo, mostre que sua saúde e peso adequado contribuirão para uma vida melhor.

4. Depois de conscientizá-lo da importância de manter seu corpo bem nutrido e com peso controlado, ajude-o a fazer as mudanças necessárias para atingir as metas que forem estabelecidas. Leia mais sobre como fazer isso em “

Como ajudar seu filho a perder peso”. Até lá!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Patricia Andrade

Patrícia Andrade Baialuna é professora, mestre e doutoranda em Estudos Literários.