Como Ajustar Sua Vida Após Descobrir Que é Diabético

Se você acabou de saber que tem diabetes, isso não significa que sua vida acabou. Calma, milhões de pessoas são diabéticas e a maioria delas leva uma vida normal e ativa.

Ivani Bastos Irineu

Se você acabou de saber que tem diabetes, isso não significa que sua vida acabou. Calma, milhões de pessoas são diabéticas e a maioria delas leva uma vida normal e ativa.

O diabetes, basicamente, é o excesso de glicose no sangue. Em outras palavras, o que ocorreu é o seguinte: Os hormônios são mensageiros químicos que partem de várias partes do corpo com determinadas missões. No caso do “mensageiro” insulina, ele parte do pâncreas com a missão de ajudar as células a retirar a glicose do sangue. O que deu de errado é que o pâncreas produziu pouca (diabetes tipo 2) ou nenhuma insulina (diabetes tipo 1) e o sangue saturou-se de glicose. Nesses dois casos existirá a necessidade de compensar a deficiência com medicamentos à base de insulina.

Saiba como adequar-se melhor para a vida continuar fluindo normalmente.

Alimentação

Evite sal, pois isso pode subir a pressão. Açucares, então, nem pensar, pois eles lançam rapidamente a glicose no sangue. Reduza a ingestão de gordura. Evite álcool. E bom apetite!

Exercícios

Quando você vai fazer exercícios, ajuste sua dose de insulina, pois quando se faz exercícios, outras partes do corpo produzem insulina e aí você teria uma “overdose” de insulina que pode provocar hipoglicemia, desmaios, convulsões, muito suor, fadiga excessiva ou visão turva. Preventivamente, é sempre bom avisar quando vai se exercitar e levar a informação que é diabético junto aos seus documentos. E exercite-se!

Advertisement

Festas

Com planejamento e ponderação você se divertirá à vontade. Como você vai comer mais e diversificado do que o habitual, além de dançar mais do que está acostumado, saiba que sua produção de glicose (vindas de outras partes do corpo) vai aumentar. Então, coma um pequeno lanche antes de sair para a festa e retarde a sua dose de insulina até que a refeição comece a ser consumida. Leve algum alimento extra, se pretende ficar até mais tarde. Lembre-se que, se na festa você dançar bastante, deve consumir uma quantidade de carboidrato que vai variar, é claro, de acordo com seu desempenho de dançarino (a) na festa! E divirta-se!

Viagens

Não existe motivo algum para se preocupar se precisar viajar a negócios ou lazer. Somente se acostume com alguns cuidados. O primeiro deles é nunca deixar na mala embarcada suas doses de insulina. E se a mala é extraviada? Se vai para o exterior conheça as exigências das vacinas e suas interações com a insulina e observe os fusos horários para não se confundir nas suas doses diárias de insulina. Mantenha consigo um documento fornecido por seu médico atestando sua diabetes. E boa viagem!

Doenças

Todos estão sujeitos à gripes, resfriados e demais doenças. Nesses casos, o diabético precisa atentar um pouco mais, pois provavelmente ocorrerá um aumento de glicose no sangue que somado a sua dose diária de insulina pode provocar problemas. O conselho aqui é monitorar-se mais frequentemente. E recupere-se!

Sempre acompanhe as recomendações de seu médico e viva a vida!

Fonte, 2007

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Ivani Bastos Irineu

Irineu dirige uma empresa de recursos humanos que presta serviços na área educacional para escolas e faculdades, em Curitiba/PR. Pratica corrida de rua, diariamente.