Dicas de como ajudar seus filhos a estudarem para uma prova

Na minha infância, a semana de provas era algo assustador. Mas, hoje sei, que não era somente para mim, mas para meus pais também, particularmente para a minha mãe.

690 views   |   shares
  • Apresento a seguir algumas dicas e orientações de como superar esse momento e ajudar seus filhos a vencerem o desgaste e expectativa naturais desse período que eles costumam chamar de “é tenso”.

  • Trabalhe o ambiente

  • O espaço no qual seu filho vai estudar é o primeiro cuidado que deve ter. Não adianta estudar num local sujeito à distração constante. Normalmente, o quarto dele com uma escrivaninha onde ele possa ter ao alcance da mão todo o seu material, livros, apontamentos é o mais indicado. Se isso não for possível, verifique o melhor local onde ocorra menos possibilidades de desconcentração. Evidentemente, a TV deve estar desligada, mesmo que ela esteja em outro compartimento. Brinquedos e afins também devem estar longe. Isso inclui o celular e o computador.

  • Horário

  • Se seu filho estuda pela manhã na escola, será à tarde ou a noite que ele irá estudar em casa. Evite o horário noturno, onde tanto ele quanto você estarão mais cansados. Evite também logo após o almoço, onde o cérebro ainda está “gastando-se” com a digestão. Se ele estudar à tarde, na semana da prova, faça com que ele vá dormir mais cedo para acordar mais cedo que o habitual. Com a cabeça e o corpo descansados, ele estará mais e melhor preparado para estudar. Estabeleça um horário fixo com início, intervalo e fim. Discipline e supervisione, sempre que possível nem que seja – se você trabalha fora – ligando para ele.

  • Tempo

  • Fique bem atento ao tempo que ele usa para estudar. Ficar o tempo todo estudando não necessariamente aumentam as chances de absorção do conteúdo. Cada criança deve ter um tempo também para tomar um suco, ir ao banheiro, dar uma refrescada de alguns minutinhos, um intervalo é necessário. Importante que esse intervalo seja supervisionado para que ele não se estenda além do necessário.

  • Mostre apoio

  • Todos os seres humanos necessitam de estímulos para realizarem suas tarefas. Preste atenção se você não está apenas aquartelando seu filho com rigidez e muita disciplina. Demonstre para ele que você acredita nele e que sabe de sua capacidade. Não apenas diga isso, mas crie ações onde possa fazer isso. Sente com ele e converse sobre o que ele está aprendendo. Procure deixar que ele perceba o quanto aquele conteúdo será usado na vida dele. Dê seu exemplo de quando estudava e o quanto você agora usa aquele conhecimento. Não apenas cobre, mas incentive, principalmente.

  • Audite

  • Uma forma de manter alguém atento ao que faz, é este saber que o que ele está fazendo será verificado depois. Assim, sugiro que deixe seu filho consciente que você tem interesse em saber o que ele aprendeu. Essa “cobrança”, termo que prefiro substituir por “acompanhamento”, é vital para incutir na criança que aquilo que ela está aprendendo é tão importante que "até" seus pais querem saber também.

  • Advertisement
  • A época dos estudos escolares de nossos filhos exige muito de nós, mas deles também – ainda que para alguns possa não parecer. É um momento único também de criar incentivos e projeção de sucesso para toda a vida dele. Não esmoreça. Todo o seu esforço valerá a pena e será, no momento certo, reconhecido por ele.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Irineu dirige uma empresa de recursos humanos que presta serviços na área educacional para escolas e faculdades, em Curitiba/PR. Pratica corrida de rua, diariamente.

Dicas de como ajudar seus filhos a estudarem para uma prova

Na minha infância, a semana de provas era algo assustador. Mas, hoje sei, que não era somente para mim, mas para meus pais também, particularmente para a minha mãe.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr