Como ensinar seus filhos sobre seu corpo

Orientações sexuais que as crianças precisam receber para evitar abusos.

835 views   |   2 shares
  • Infelizmente, não é possível manter nossos(as) filhos(as) o tempo todo debaixo de nossas asas, pois conforme crescem, eles/elas começam a sair de casa. Obviamente, cuidamos para que frequentem apenas lugares seguros, mesmo assim, é importante que estejam prontos para se defender e pedir ajuda caso venha a ser necessário.

  • No que diz respeito ao corpo, além de ensinar as crianças sobre boa nutrição, exercícios, asseio e higiene pessoal, é preciso ter conversas claras sobre a sexualidade, para que eles/elas não procurem respostas para suas dúvidas nas fontes erradas. No geral, os pais devem responder às curiosidades conforme surgirem, mas certas orientações devem ser dadas assim que tenham idade para entender:

  • 1. Não falar com estranhos

  • O velho e sábio conselho continua em vigor, às vezes, estimulamos nossos(as) filhos(as) a confiar em estranhos quando pessoas bem intencionadas tentam puxar conversa com eles/elas nos supermercados, shoppings ou qualquer outro lugar público e nós os mandamos responder, para ser educado(a). Se desenvolvem o hábito de conversar com qualquer um que chega sorrindo e sendo agradável, não farão diferente quando estiverem sozinhos. Embora a maioria dos que venham a abordá-los possam ter boas intenções, é mais seguro ensiná-los a ser um pouco desconfiados, limitando-se a expressões como: obrigado(a), com licença, por favorebom dia, quando necessário.

  • 2. Educação sexual em casa

  • Ensinar o nome correto das partes do corpo, bem como suas funções é um bom começo. O uso de roupas recatadas que cobrem as partes íntimas do corpo também ajuda os pequenos a compreenderem a necessidade de privacidade. Na escola, clubes ou outros lugares, deve-se tomar cuidado com banhos conjuntos e exposições desnecessárias. Como os namorinhos tem sido cada vez mais precoces, também é importante enfatizar que crianças não devem se preocupar com isso até atingirem idade apropriada.

  • 3. Proteção contra brincadeiras de mau gosto

  • . Previna seus filhos(as) quanto a brincadeiras que envolvam beijo na boca, ou toque de partes íntimas. Oriente-os para que não participem e que relatem à você e ao professor(a) caso sejam pressionados a fazer algo que não querem.

  • 4. Proteção contra abuso

  • Se estiverem bem avisadas, as crianças podem reconhecer situações de perigo, como quando alguém tenta o/a levar para um lugar isolado, tirar suas roupas, ou toca seu corpo de forma maliciosa. Elas devem reagir prontamente - correndo, escapando, gritando por socorro, etc. E relatar qualquer incidente do gênero aos pais/responsáveis, mesmo que o agressor seja uma pessoa conhecida.

  • Advertisement
  • 5. Tome cuidado com aulas de educação sexual nas escolas

  • , e com programas de TV que tratam as intimidades com banalidade e incentivam a sensualidade. Ao proteger seus filhos(as) durante seu crescimento e ajudá-los a preservar sua virtude, eles estarão mais bem preparados para desenvolver relacionamentos felizes na época certa e saberão exigir o devido respeito daqueles com quem vierem a se envolver, bem como respeitar os outros.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Como ensinar seus filhos sobre seu corpo

Orientações sexuais que as crianças precisam receber para evitar abusos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr