11 sugestões para lidar com filhos perfeccionistas e o estresse que isso causa

As crianças mais brilhantes poderão lidar com momentos de estresse e perfeccionismo, e é dever dos pais ajudá-las a conhecerem seus limites e gerenciá-los para que não desenvolvam a depressão na vida adulta. Aprenda como.

5,610 views   |   28 shares
  • Geralmente as crianças mais estudiosas poderão lidar com momentos de estresse e perfeccionismo, e é dever dos pais ajudá-las a conhecerem seus limites e gerenciá-los. Seja atividades simples, como completando um projeto para a escola, ou ter que repetir coisas todo o tempo, ou tirando uma nota abaixo da desejada, podem causar estresse.

  • O estresse saudável

  • Um pouco de adrenalina pode ajudar o estudante a conseguir melhores notas e resultados, aumentando a energia e atenção.

  • O estresse não saudável

  • Quando interfere na habilidade do estudante de fazer o que precisa. Ele pode ainda apresentar dores de cabeça e estômago, inabilidade de se concentrar, aprender ou lembrar.

  • Crianças inteligentes acima da média tendem a ser mais sensíveis a eventos, ideias e expectativas colocadas sobre elas. Elas constantemente entram em dúvida se algo que fizeram está correto ou não, se alguém verificará que cometeram um erro. Podem sofrer com dilemas, o que aumenta o estresse.

  • Perfeccionismo

  • É geralmente uma característica atribuída a crianças mais inteligentes que o normal. Mas quando se torna crônico e intenso faz com que elas tenham um profundo caimento no rendimento escolar e pessoal. Há uma linha tênue entre o perfeccionismo e a busca da excelência, que envolve todo o mesmo interesse agregado à confidência dos resultados. Uma criança que busca a excelência se contentará com a nota perto da melhor nota, e não deixará de ser amigo das outras crianças menos inteligentes. Ela ainda buscará se aventurar e aprender novas coisas.

  • O que os pais podem fazer para ajudarem seus filhos a lidarem com formas não saudáveis de estresse e perfeccionismo:

    1. Explique a ele que ninguém é perfeito e ninguém é bom em tudo.

    2. Diga também que fazer as coisas de forma perfeita não faz dele uma pessoa de sucesso. Há muitas outras coisas que influenciam no sucesso de alguém.

    3. Estabeleça limites nas atividades que trazem estresse para a criança, confrontando a fonte de estresse, ou seja, conversando com a criança. Se ela ignora a fonte do estresse, isso já muda sua perspectiva.

    4. Faça com que ele aprenda habilidades e atitudes que facilitarão a tarefa, tipo, usar agendas para gerenciar o tempo e assim balancear as atividades.

    5. Inclua atividades divertidas e de lazer no meio da preparação, assim seu filho poderá relaxar um pouco.

    6. Mantenha as atividades familiares e com amigos.

    7. Tenha uma rotina de fazer exercícios, alimentação saudável e dormir bem.

    8. Ajude-o a desenvolver suas relações sociais e adquirir habilidades no trato com as pessoas.

    9. Ajude-o a desenvolver paciência.

    10. Ensine-o a priorizar as atividades.

    11. Dê-lhe um diário para que ele aprenda a expressar os sentimentos e ganhar perspectiva de suas ações.

  • Advertisement
  • Mais que tudo, suporte-o no que quer fazer. Crianças inteligentes precisam ser desafiadas, mas é bom lembrar que o estresse vem de dentro, não de fora, e ela precisa estar consciente e aprender a aplicar sua inteligência, também a se controlar e conhecer seus próprios limites. Ela é capaz de controlar sua percepção e deve ser responsável por seus sentimentos.

  • Os pais são o melhor porto seguro para enviar uma criança em busca das coisas que ela quer aprender, e recebê-la e cuidar dela quando necessário, até que aprenda a navegar por si mesma.

  • Leia também: Reconhecendo crianças superdotadas

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

11 sugestões para lidar com filhos perfeccionistas e o estresse que isso causa

As crianças mais brilhantes poderão lidar com momentos de estresse e perfeccionismo, e é dever dos pais ajudá-las a conhecerem seus limites e gerenciá-los para que não desenvolvam a depressão na vida adulta. Aprenda como.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr