5 receitas deliciosas incrementadas com bacalhau

O bacalhau é uma delícia e pode ser preparado de várias formas. Reúna a família e saboreie receitas diferentes e saborosas.

358 views   |   shares
  • O bacalhau não é um único peixe, mas sim o nome que se dá a uma família de peixes que tem em comum viver nos mares frios do norte do planeta. O homem conheceu seu sabor ainda no Século IX, quando escandinavos e dinamarqueses pescavam seus exemplares e os secavam ao ar livre para conservá-los. Assim, tinham comida para os invernos rigorosos e para as longas viagens que faziam pelos oceanos.

  • O aprimoramento dos processos de conservação do bacalhau, com salga e cura, foi desenvolvido pelos bascos no século seguinte. Graças a esses processos, ele passou a ser comercializado por toda a Europa, difundindo-se pelo mundo com o passar dos séculos.

  • Separamos aqui algumas receitas fáceis e diferentes com bacalhau para você e sua família apreciarem sempre que puderem. Bom apetite!

  • 1. Arroz com bacalhau.

  • Ingredientes (para 6 porções): 500g de bacalhau do porto cortado em filés; ½ pimentão amarelo picado; 2 tomates picados, sem pele e sem semente; 2 colheres de sopa de cheiro-verde picado; ½ cebola picada; 1 dente de alho picado; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 2 xícaras de chá de arroz; 4 xícaras de chá de água; sal a gosto.

  • Modo de preparo: deixe o bacalhau de molho por 12 horas; aqueça 1 litro de água por 10 minutos na potência alta do seu microondas, coloque o bacalhau na água quente e retorne ao microondas por mais 5 minutos, também na potência alta; escorra, aguarde esfriar e desfie o bacalhau; coloque-o em um refratário grande com o pimentão, os tomates, o cheiro-verde, a cebola, o alho e o azeite; leve ao microondas por 5 minutos na potência alta; acrescente o arroz já lavado e escorrido, a água e o sal e leve ao microondas por mais 20 minutos na potência alta; retire, mexa bem, prove para ver se a quantidade de sal está do seu gosto e tampe; reserve por 20 minutos e sirva.

  • 2. Bacalhau a Gomes de Sá.

  • Ingredientes (para 6 porções): 1kg de bacalhau; 200ml de azeite de oliva; 2 dentes de alho picados; 4 cebolas cortadas em rodelas; 1kg de batatas; leite; 250g de azeitonas pretas; sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto; 4 ovos.

  • Modo de preparo: coloque o bacalhau dessalgado em um recipiente fundo; cubra-o com leite quente; deixe a infusão descansar por 90 a 120 minutos; leve ao fogo baixo uma frigideira grande com o sal, o azeite, o alho e as cebolas até dourar; reserve; em um refratário grande, distribua em camadas as rodelas de batata (lavadas e cozidas), o refogado de alho e cebola e as lascas de bacalhau já escorridas e temperadas com pimenta do reino; leve ao forno alto por 30 minutos; enfeite com ovos cozidos, as azeitonas pretas e a salsa picada.

  • Advertisement
  • 3. Bacalhau a Narcisa.

  • Ingredientes (para 4 porções): 4 postas de bacalhau seco; 650g de batatas; 200ml de azeite; 2 cebolas grandes; 2 folhas de louro; 2 cravos; sal a gosto.

  • Modo de preparo: descasque as batatas e as cebolas e corte-as em rodelas; escalde o bacalhau em água fervente por 5 minutos; escorra-o e seque-o com um pano; frite-o no azeite; reserve; frite as cebolas e batatas no mesmo azeite que usou para fritar o bacalhau; numa travessa, monte as postas de bacalhau, as batatas e as cebolas; reserve; junte ao azeite da fritura o louro, os cravos e o sal; deixe apurar e regue o preparado de bacalhau com esse molho; sirva a seguir.

  • 4. Torta de bacalhau.

  • Ingredientes (para 10 porções): 1/2kg de bacalhau; 1 cebola média picada; 1kg de batatas; 3 tomates picados; 3 pimentões picados; 1 colher de sopa de extrato de tomate; sal a gosto; ½ xícara de chá de óleo; 3 claras; 3 gemas; ¾ de xícara de chá de maisena; 2 colheres de sopa de margarina; 1 colher de chá de fermento em pó; 5 colheres de sopa de queijo ralado; 1 xícara de chá de leite; azeitonas sem caroço para decorar.

  • Modo de preparo: deixe o bacalhau de molho em água por 24 horas; escorra e desfie; misture com a cebola, os tomates e os pimentões; acrescente o extrato de tomate e o sal e misture; refogue essa mistura no óleo; reserve; cozinhe as batatas com as cascas; escorra e descasque-as ainda quentes; passe-as no espremedor; reserve; bata as claras em neve, junte as gemas, a margarina, a maisena, o fermento, o queijo ralado, o bacalhau e as batatas; mexa bem; junte o leite aos poucos; junte todos os ingredientes em um refratário; enfeite com as azeitonas; leve ao forno médio por 25 minutos e sirva.

  • 5. Pimentões recheados com bacalhau.

  • Ingredientes (para 4 porções): 300g de bacalhau desfiado; 300g de batatas cozidas e espremidas; 4 pimentões vermelhos; 1 cebola ralada; 1 dente de alho;2 colheres de sopa de salsinha picada; pimenta-do-reino e sal a gosto; 1 xícara de chá de azeite.

  • Modo de preparo: corte a "tampa" do pimentão, lave e retire as sementes; pincele azeite por toda sua volta e deposite-os numa forma refratária; leve ao forno até que murchem para que se possa retirar a pele; reserve; numa panela, escalde o bacalhau e amasse-o com um garfo ou leve-o ao processador para que fique bem fininho; na água do bacalhau, cozinhe as batatas e amasse-as; junte o bacalhau, um pouco do azeite e os demais temperos; acerte o sal; recheie os pimentões e devolva-os ao refratário, regando-os com o restante do azeite; coloque-os novamente no forno e deixe por mais 10 minutos; sirva.

  • Advertisement
  • Fonte: Clique nos títulos das receitas e verifique os websites com outras receitas também.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

5 receitas deliciosas incrementadas com bacalhau

O bacalhau é uma delícia e pode ser preparado de várias formas. Reúna a família e saboreie receitas diferentes e saborosas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr