Emagrecer, uma questão mental

Se deseja ou precisa perder peso, saiba que sua grande aliada ou adversária será sua mente. Todo seu sucesso ou fracasso está intimamente ligado ? maneira como sua mente gerenciará sua dieta.

682 views   |   shares
  • Os pensamentos tem uma forte influência no modo como você se comporta e sente. Naturalmente, isso acaba afetando também seu corpo. Saber disso é fundamental para entender a poderosa relação que sua mente mantém com a sua dieta. Já percebeu que em algumas situações, excetuando festas ou celebrações, você come mais e com baixa qualidade? Isso ocorre porque existe uma estreita relação entre as situações e as emoções e, quando não bem compreendida, isso pode levá-lo a comer mais e mais.

  • Abaixo, indico quatro maneiras de como você pode tornar sua mente uma forte aliada para a sua dieta.

  • É importante que treine esses comportamentos para ensinar seu cérebro a aprender e tirar vantagens com eles.

  • 1. Atente às suas emoções negativas

  • Muitas pessoas costumam compensar fracassos com comida, como se esta tivesse o “poder” de repor algum sucesso ou objetivo perdido. É como se a comida tivesse a capacidade de repor aquilo que elas não alcançaram, o que na prática é um grande engano, porque além de não resolver o problema – seja ele qual for – ainda ganham outro: a gordura.

  • Fique atento a essa armadilha da mente que busca insinuar a você que comer significa recuperar-se do fracasso. Quando os problemas aparecerem, não use a comida como válvula de escape. Segundo as nutricionistas Lara Natacci e Déborah Martoni, da Dietnet Assessoria Nutricional: “Uma forma simples é fazer uma lista de atividades a serem realizadas nestes momentos de acordo com seu estado emocional: Se se sentir sozinho, poderá ligar ou visitar um amigo. Ou ouvir música, dar uma volta, brincar com uma criança ou animal de estimação, ler um livro, tomar banho”.

  • 2. Atente para o que come

  • Normalmente não prestamos muita atenção ao tipo de comida que ingerimos. Quando estamos na frente da TV, por exemplo, corremos um risco maior. Quem já não viu um jogo pela TV e não soube quantas calorias ingeriu em apenas 90 minutos? Procure comer mais devagar. Treine isso. Quando pegar a pipoca, durante o jogo, tenha uma ideia aproximada de quantas está ingerindo de uma vez. Preste atenção quantas vezes sua mão vai ao pote pegá-las. Pense na quantidade de sal, por exemplo, que está consumindo a cada levada de mão. Por outro lado, deixa-a demorar um pouco mais na sua boca. Deguste-a com mais tempo. O cérebro aprenderá a usar esse tempo para que você possa saciar-se e isso fará com que você coma menos.

  • Advertisement
  • 3. Motive-se

  • Para que você venha realmente perder peso de forma objetiva e contínua, defina os reais motivos. Não comece por começar ou só porque alguém começou e você quer fazer o mesmo também. Defina seus objetivos. Seja por saúde, condicionamento físico ou mesmo razões emocionais como querer sentir-se bem ao olhar-se no espelho. Quando o cérebro conhece bem essas razões, ele o fará lembrar e o ajudará a estimular-se.

  • 4. Não seja inflexível com você

  • Não se esqueça de que a maioria das pessoas falha e certamente isso ocorrerá também com você. Então relaxe, repense e recomece. Cuidado com a famosa frase “perdido por cem, perdido por mil”. Perdido por cem significa que existem 900 que não perdeu. Se deu um vacilo ali ou acolá, não importa, perdoe-se e siga em frente. Eu costumo dizer, nessas situações: “Eu tenho saldo”.

  • A dieta passa antes pela sua mente do que pelo seu estômago. Não alimente sua mente com algo como “não sou capaz” ou “se caí uma vez, continuarei caindo sempre”. Mantenha seu cérebro identificado com seus objetivos, controlando seus impulsos e decidindo o melhor para seu corpo. Treine isso.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Irineu dirige uma empresa de recursos humanos que presta serviços na área educacional para escolas e faculdades, em Curitiba/PR. Pratica corrida de rua, diariamente.

Emagrecer, uma questão mental

Se deseja ou precisa perder peso, saiba que sua grande aliada ou adversária será sua mente. Todo seu sucesso ou fracasso está intimamente ligado ? maneira como sua mente gerenciará sua dieta.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr