Dicas para ajudar quem está desempregado

Dicas para ajudar quem está desempregado a se recolocar no mercado de trabalho ainda melhor.

3,123 views   |   7 shares
  • Dizem que não há nada tão certo quanto os imprevistos. Ficar desempregado repentinamente é realmente um grande susto, mas é bom manter em mente que essa é uma situação passageira, estar desempregado, não ser um desempregado!

  • O primeiro passo para encontrar o tipo de emprego que você quer é estabelecer metas, tanto de longo como de curto prazo. Uma vez que tenha metas definidas em mente, pode desenvolver um plano que o ajudará a alcançá-las. As dicas abaixo podem ajudá-lo neste período de transição.

  • 1. Informe-se a respeito de opções profissionais, inclusive as habilidades e formação exigidas. Você pode fazer isso pesquisando on linee/ou conversando com conhecidos, selecione o que achar interessante e descubra o salário médio, bem como se a profissão está em crescimento, estável ou em declínio em sites como www.empregos.com.br ou www.BNE.com.br.

  • 2. Faça uma lista das habilidades que possui e outra das que precisa para a profissão escolhida. Tenha em mente que muitas vezes é preciso obter um emprego mais simples enquanto se prepara para o ideal, e ao se inserir no mercado de trabalho, as chances de ser promovido e atingir as metas vem com o tempo, visualize os degraus e suba um de cada vez.

  • 3. Aprenda a apresentar-se a potenciais empregadores

  • O Curso de Autossuficiência Profissional do SRE (Serviços e Recursos de Empregos) ensina que você deve preparar declarações de 30 segundos sobre si mesmo e suas experiências afim de causar boas impressões aos entrevistadores. Você pode contar, resumidamente, como desenvolveu certas habilidades relacionadas ao cargo e transmitir a confiança em si mesmo de que é uma excelente opção para a vaga em questão.

  • 4. Expanda sua rede de contatos

  • Quando se está a procura de um emprego é importante que todas as pessoas que você conhece saibam disso! Estar desempregado não é motivo de vergonha e quanto mais pessoas souberem que você está disponível, mais chances terá de encontrar logo seu novo trabalho. Não perca tempo, converse com todos que puder sobre o lugar onde trabalham e possíveis vagas para as quais poderia se candidatar, mesmo que a pessoa não saiba de nada no momento, pode indicá-lo caso venha a saber de alguma oportunidade.

  • Advertisement
  • 5. Enriqueça seu currículo

  • Esse documento criado por você mesmo serve para descrever sua instrução, experiência profissional e outras qualificações. É importante que ele seja claro e preciso, que diferencie você de outros candidatos e apresente informações o mais resumidamente possível. Mas além de organizar esse conteúdo da melhor forma, considere o que pode fazer para melhorá-lo a longo prazo, como cursos de especialização, idiomas ou técnicos.

  • Não se deixe desanimar, muitas vezes o desconforto motiva realizações que jamais ocorreriam confortavelmente. O incômodo, ou seja, os desafios, podem ajudá-lo a crescer e se desenvolver.

  • Os momentos de decisão na vida dos que venceram costumam ocorrer no auge de uma crise.(Napoleon Hill)

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Dicas para ajudar quem está desempregado

Dicas para ajudar quem está desempregado a se recolocar no mercado de trabalho ainda melhor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr