Como ajudar sua filha a vestir-se apropriadamente

Como orientar adolescentes nas questões relacionadas a vestuário. A forma como uma pessoa se veste e se apresenta em público revela bastante sobre quem ela é. A aparência pode até enganar em algumas circunstâncias, mas geralmente, é um reflexo de

Suzana Ribeiro

Como orientar adolescentes nas questões relacionadas a vestuário.

A forma como uma pessoa se veste e se apresenta em público revela bastante sobre quem ela é. A aparência pode até enganar em algumas circunstâncias, mas geralmente, é um reflexo de como nos sentimos e do que acreditamos. No mundo atual, onde a infidelidade é motivo de piada e os jovens começam muito cedo a se envolver em relacionamentos de namoro, é preciso cuidar para não passarmos as mensagens erradas através das roupas e estilo que escolhemos. Se você tem uma adolescente em casa, é importante conversar sobre o seguinte:

  • O corpo das meninas passa a ser tão chamativo quanto o de uma mulher adulta logo no início da adolescência, mesmo que os pais e familiares ainda a vejam como uma criança, é provável que as outras pessoas não pensem assim, principalmente se ela estiver usando roupas reveladoras como: biquines, shorts/saias curtos ou muito apertados, blusas que não cobrem os ombros/barriga, etc.

  • Às vezes, é melhor ignorar a moda, pois a maioria dos chamados estilistas que lançam as tendências, não entendem muito sobre a santidade do corpo e a necessidade de recato. Mas isso não significa que precisamos nos vestir mal, na verdade, há vários estilos clássicos de elegância que são muito discretos! Ensine sua filha que ela não precisa estar igual aos outros para ser aceita ou admirada.

  • Atualmente, é muito comum malhar o corpo nas academias com o objetivo de mostrá-lo a todos, como se fosse uma coisa pública. Muitos preparam-se para o verão como se fossem artigos de uma exposição! Isso é triste, faz com que muitas jovens se tornem incapazes de desvincular sua autoconfiança de seu charme sensual. Ensine sua filha sobre seu verdadeiro valor individual.

    Advertisement
  • Explique porque ela deve evitar vestir-se de forma provocativa. Uma moça nova pode não entender que exibir-se demais é indelicado e desrespeitoso com as pessoas que a verão, e pode ser que ela ainda não se dê conta do que atrai dessa maneira. Boas amizades e bons rapazes não são atraídos por pessoas que usam o corpo para chamar atenção.

  • Cuidado com os exageros. É comum, na adolescência, que eles/elas sintam o desejo de se destacar na multidão mostrando-se diferentes. Mas é preciso levar em conta o tipo de mensagem que passam com essa atitude, se estiverem por exemplo, pintando o cabelo com cores incomuns, usando muita roupa preta ou até mesmo tatuagens e piercings, isso pode ser uma forma de externar sentimentos de rebelião. Conversem sempre e procurem entendê-las, bem como ajudá-las a entender a si mesmas, mesmo que não consigam convencê-la a trocar de roupa na hora, a boa comunicação fortalece o relacionamento e você pode plantar boas sementes de reflexão.

  • Esteja presente no momento das compras e quando ela se prepara para sair, oriente-a e cuide de sua filha mesmo que ela não aprecie sua presença nesse momento. Você não deve brigar ou forçá-la, mas como pai ou mãe, cabe lembrar que tem todo o direito de não permitir certas coisas e impor limites. Isso pode ser difícil, mas quando ela crescer, provavelmente lhes agradecerá.

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.