Dicas para ajudar sua família em uma dieta saudável

Sugestões para quem está buscando uma alimentação familiar mais saudável

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  • Não há nada como um período de doença e debilitação física para fazer-nos perceber com mais gratidão como é maravilhoso viver com saúde. Quando ficamos doentes, não vemos a hora de estarmos novamente bem, mas quando estamos bem, muitas vezes não damos o devido valor a esse bem estar e prejudicamos nosso próprio corpo, pela forma descuidada com que nos alimentamos, por exemplo.

  • A alimentação deve ser um processo consciente e resultado de alguma reflexão, isso significa que não se pode “colocar para dentro” qualquer coisa, pois há muitas opções que fazem realmente mal à saúde e que são comumente consumidas pela maioria das pessoas. Dentre essas opções, devem ser destacadas, resumidamente, todas as comidas industrializadas, pois os aditivos envolvidos em sua fabricação são perigosos vilões disfarçados com enganosos enfeites de sabor e praticidade.

    • Conservantes

    • Corantes/Edulcorantes

    • Estabilizantes

    • Reguladores de acidez

    • Aromatizantes

    • Umectantes/Antiumectantes

    • Espessantes

    • Emulsificantes

    • Espumantes

    • Acidulantes

    • Antioxidantes

  • Se você gostaria de evitar essa listinha tenebrosa, é bom começar repensando as próximas compras, pois é bem provável que, no momento, sua despensa esteja cheia com vários, se não todos itens da lista acima.

  • Para cuidar bem da saúde de sua família, escolha os alimentos mais naturais, que tenham sofrido o mínimo de alteração química possível, e acredite, para fazer isso, não é preciso voltar no tempo nem ir morar no campo! Basta um bom planejamento e um pouco de disciplina para colocá-lo em prática.

  • Segue agora algumas sugestões ao trocar o industrializado pelo caseiro:

  • SUCOS

  • . É realmente incrível como podemos consumir certas fórmulas enlatatadas, engarrafadas ou em pó, acreditando que estamos bebendo um suco, quando na verdade, o suco passou longe dali! Mesmo que afirmem conter polpa ou extrato de fruta, isso é ridiculamente pequeno comparado aos aditivos químicos envolvidos. Experimente ler os ingredientes, isso pode ser um motivador na hora de escolher preparar os sucos de verdade em casa.

  • BOLACHAS E SALGADINHOS

  • Esses apetitosos petiscos são os que normalmente oferecemos às crianças, e qualquer mãe quer dar o melhor aos filhos, mas é preciso olhar menos para as embalagens que tentam parecer muito saudáveis, com vitaminas e minerais, e atentar mais para a simples lista de ingredientes, que muitas vezes fica bem escondidinha com letras pequenas, pois é nela que podemos ver o que realmente estamos escolhendo. Afim de evitar os aditivos, procure receitas caseiras para substituir esses lanchinhos, mesmo um bolo com cobertura e recheio, se feito em casa, já é mil vezes melhor do que uma bolacha ou salgadinho industrializado.

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  • PÃO

  • Tão básico e tão bom, o pão é realmente maravilhoso, mas em questões de nutrição há vários detalhes a considerar. Primeiro, o famoso pão francês, é o mais pobre, feito com farinha branca e geralmente cheio de bromato. Dentre os pães de fôrma, há várias opções de integrais, que são bem melhores, no entanto, também contém conservantes e outros aditivos. O ideal é produzir seu pão em casa, sempre que possível, e desfrutá-lo quentinho com a família reunida.

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Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

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