10 dicas sobre como ensinar seu filho a ser confiante

Ajudar seus filhos a terem uma autoimagem saudável de si mesmos requer disciplina, pois diariamente eles estarão sendo bombardeados por influências positivas ou negativas.

C. A. Ayres

Ensinar autoconfiança aos filhos inclui o trato da autoestima, e é o poder de desenvolver saúde mental e social para uma vida compensadora. A autoimagem é como a criança ou adolescente se vê quando se olha no espelho, e sente-se confortável com a pessoa que é interiormente.

A falta de autoconfiança leva a problemas de comportamento, onde pensa que não é digno de ser amado ou ter amigos. Ter autoconfiança de forma saudável não significa ser arrogante ou narcisista, mas estar acima e saber-se digno de ser feliz, mesmo em meio às circunstâncias negativas.

Ajudar seus filhos a terem uma autoimagem saudável requer disciplina, pois diariamente eles estarão sendo bombardeados por influências positivas e negativas.

Algumas dicas:

1. Pratique a forma autoritativa de ser pai ou mãe

Equilibre disciplina e amor na medida certa, sempre demonstrando amor incondicional ao filho, desde pequeno.

Advertisement

2. Melhore a sua própria autoconfiança

Eu costumo dizer que somente o fato de sermos pais já é uma terapia. É quando entramos em contato com o espelho. Queremos ensinar o melhor aos nossos filhos e muitas vezes encontramos coisas que precisamos melhorar em nós mesmos, para que vivamos e sejamos um exemplo, antes de exigir-lhes que ajam da forma correta.

3. Dê um brilho no espelho

Não adianta acusar seus pais de não terem ensinado isso da melhor forma a você. Perdoe-os, com certeza também estavam aprendendo assim como você está. Assuma e ensine-os que ninguém pode ser feliz o tempo todo, e isso é normal. Não critique a si mesmo. Crianças veem a insatisfação consigo mesmo como a falta de amor a si mesmo, e tendem a agir da mesma forma. Se você se olha no espelho e comenta que está gorda, um dia pegará seu filho dizendo a mesma coisa, é somente questão de tempo. Aponte os pontos fortes, as qualidades.

4. Esteja atrás do espelho de seu filho

Muito da autoimagem que a criança possui tem a ver como os outros a veem. Seja positivo, lembre-os de suas qualidades e talentos. Quando precisar corrigir seu filho, foque na ação, não generalize que ela é daquela forma. Olhe-a com carinho e dê-lhe atenção quando necessita. Destaque suas qualidades, talentos e habilidades.

5. Seja realista

Aja normalmente em seu dia a dia. Seu filho precisa ver que a vida tem altos e baixos. Aprenda o autocontrole para poder ensinar. Todos temos dias bons e dias ruins, dias em que estamos tristes e outros que estamos alegres. O segredo é não cair muito quando as coisas estiverem ruins e praticar a paciência, ou comemorar tanto esquecendo-se que tudo é um ciclo. Desenvolver a aptidão de rir de si mesmo e aprender com os próprios erros é uma grande qualidade a desenvolver e a ensinar.

6. Brinque com seu filho

Seja com seu bebê ou criança, ou mesmo adolescente. Isso passa a mensagem de que ele vale a pena o seu tempo. Ele vale a pena de estar junto. Peça ajuda a ele nos afazeres. Isso também lhe mostrará que é útil e bem-vindo em sua vida.

Advertisement

7. Chame seu filho pelo nome

E explique-lhe a honra de ter o nome que ele tem. Conte histórias positivas de seus ancestrais e familiares, e ele ficará orgulhoso de ter o nome que tem.

8. Encoraje o uso dos talentos

Seja em esportes ou música, ou qualquer outra atividade. O aprendizado de responsabilidades com metas e resultados lhe trará valor, o entendimento da derrota e da vitória, e do trabalho duro para conseguir algo, e o prazer de celebrar quando conseguir.

9. Monitore influências externas

Conheça seus amigos e professores, bem como observe os filhos de familiares que seus filhos passam o tempo. Não permita bullying nem agressividade.

10. Encoraje seu filho a se expressar

Desenvolva uma comunicação aberta com seu filho desde pequeno, onde ele se sentirá à vontade para dizer o que pensa, quando está feliz e quando está triste.

Tenha certeza que você mostra através de sua vida e nas pequenas coisas do dia a dia sua própria autoconfiança. Ter fé, acreditar e ter esperança é necessário para criar uma criança que conhece seu próprio valor. Se você acha que não pode ensinar muito porque sua própria autoconfiança está abalada, tome uma decisão, procure ajuda se necessário, corrija o que precisa e comece hoje a sentir-se melhor, a ser melhor. 

Advertisement

Se você der os exemplos corretos, poderá acompanhar o desenvolvimento de uma pessoa naturalmente fantástica: seu filho.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.