Ensinamento para a vida: 3 formas de ensinar seus filhos a gerenciar sabiamente o dinheiro

Como Ensinar Seus Filhos A Gerenciar Sabiamente O Dinheiro

1,453 views   |   1 shares
  • Por vezes, vejo situações como o de uma mãe que ao mínimo pedido de um filho menor para lhe comprar algo, já cede. Outras vezes, vejo um filho mais velho que vive quase completamente à custa do pai. Inicialmente, parece não haver correspondência entre as duas situações. Só parece. Ambas retratam um negligente ensinamento dos pais aos filhos em relação ao valor do dinheiro.

  • Observando algumas famílias que tiveram a preocupação de ensinar seus filhos sobre o uso correto do valor do dinheiro e outras não, constatei 3 ações básicas de como ensinar os filhos a governarem bem o dinheiro. É na infância que precisamos aprender a lidar com ele. Afinal, ele vai estar conosco a vida inteira, seja nos salários, compras, vendas, negociações, investimentos etc.

  • 1. Ensine a poupar

  • Meus pais me deram de presente – e até hoje, isso está visível na minha mente – um cofrinho em forma de porquinho com o Tio Patinhas montado sobre ele. Para mim era uma visão muito significativa porque eu lia as revistas Disney e conhecia o quão era rico o Tio Patinhas e agora com a minha própria “caixa forte” eu poderia também ser igual ao Tio Patinhas, se economizasse. A cada período, meu cofrinho era aberto e as moedinhas ali colhidas eram depositadas numa poupança. É muito importante que a criança cresça percebendo a importância de ter dinheiro guardado para suas futuras necessidades. Isso trabalha a responsabilidade e desenvolve o hábito de poupar para toda a vida.

  • 2. Dê uma mesada

  • Ao conceder uma mesada para nossos filhos, estamos, em outras palavras, dizendo-lhes que eles são responsáveis pelo equilíbrio entre seus desejos e seus gastos. Certamente conhecerão o valor do esforço e aprenderão a identificarem as suas reais prioridades, separando o desejo da necessidade. Fica claro para eles uma mensagem para toda a vida: sem dinheiro não se faz despesa. Sentirão também, inevitavelmente, a emoção de quererem comprar algo e não poderem. Ao contrário de parecer negativo, isso vai ajuda-los a aprenderem a lidar com a frustração, emoção que certamente encontrarão na vida toda e que se não for bem trabalhada causará impacto negativo na vida adulta.

  • 3. Dê trabalhos para fazerem em casa

  • Quando criança eu era responsável por varrer a “enorme” – assim eu a via – garagem de nossa casa. Aquilo era entediante e nunca terminava porque dois dias depois ela estava suja novamente e eu precisava começar tudo de novo... Apesar de não fazer aquela tarefa perfeitamente, eu escutava os elogios da minha mãe. Isso me ajudou a desenvolver a autodisciplina e o estímulo à motivação. Ainda ecoa na minha mente: Parabéns e obrigado, filho!

  • Advertisement
  • Educar os filhos, quanto ao uso correto do dinheiro, farão deles adultos autoconfiantes e disciplinados, ajudando-os a agirem, quando preciso for, com a razão ao invés da emoção, evitando-lhes dependência financeira e dando-lhes uma noção clara a respeito do trabalho, da disciplina e do valor do dinheiro.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Irineu dirige uma empresa de recursos humanos que presta serviços na área educacional para escolas e faculdades, em Curitiba/PR. Pratica corrida de rua, diariamente.

Ensinamento para a vida: 3 formas de ensinar seus filhos a gerenciar sabiamente o dinheiro

Como Ensinar Seus Filhos A Gerenciar Sabiamente O Dinheiro
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr