10 atitudes para encorajar nossos filhos a fazerem e manterem boas amizades

Qualidades que todos os seres humanos precisam desenvolver, desde crianças, para encontrarem e manterem bons amigos, bem como ser um bom amigo.

C. A. Ayres

Como pais, estamos sempre observando o progresso de nossos filhos. E, com este, o desenvolvimento de amizades, seja com os primos e parentes mais próximos, com os amiguinhos da escola ou vizinhos. Não queremos forçá-los ou julgar outras crianças. Acima de tudo, queremos que eles consigam desenvolver boas amizades.

As qualidades que todos os seres humanos precisam desenvolver – como encontrar bons amigos, mantê-los e sermos bons amigos – começa em tenra idade.

Seguem abaixo algumas ideias sobre como encorajar nossos filhos a desenvolverem amizades saudáveis:

1. Explique à criança que amizades são importantes e vale à pena o esforço

Estudos mostram que crianças que são socialmente bem ajustadas possuem pais engajados em suas atividades sociais.

2. Respeite o estilo social de seu filho

Algumas crianças precisam de muitos amigos e outras, de alguns poucos. Algumas fazem amigos rapidamente, outras levam um tempo maior.

Advertisement

3. Ajude sua criança a organizar o tempo para brincar com outras crianças

Se seu filho é tímido, uma ideia é convidar outras crianças para virem brincar com ele ou fazer-lhes companhia nas atividades da escola ou festinhas infantis. Planeje dispender algum tempo com outras famílias que possuam crianças com idade similar.

4. Considere seriamente os sentimentos do seu filho

Se ele está chateado devido a algum deboche ou brincadeira de que não tenha gostado, diga-lhe que toda criança faz e recebe brincadeiras e que devemos ter uma boa atitude. Atente, porém, às brincadeiras de fundo destrutivo que envolva bullying, e aja para que elas cessem, conversando com os responsáveis.

5. Conheça os amigos de seu filho

É importante conhecer os amigos de seu filho, bem como os pais deles, para poder entender a que influências ele está exposto.

6. Construindo amizades duradouras

As amizades na infância são diferentes das que os adolescentes buscam. Precisamos incentivá-los e, muitas vezes, dar o exemplo, quando o assunto é encorajar nossos filhos a construírem amizades saudáveis e duradouras. Isso inclui o respeito ao próximo, independente de raça, cor, credo ou deficiência física. Se agirmos da mesma forma, a criança tende a repetir o mesmo comportamento.

7. Explicando que qualidade é melhor que popularidade

Às vezes, quando adolescentes, nossos filhos querem fazer parte de grupos de amigos que nem sempre são ideais, somente pela necessidade de popularidade e aceitação. Devemos ensinar-lhes, desde pequenos, que as influências positivas das verdadeiras amizades não vão forçá-los a fazerem coisas erradas. Mas vão fazer com que se sintam confiantes e seguros pelos bons exemplos dados. Pode ser um ensinamento que valha mais tarde.

Advertisement

8. Incentivo à prática de esportes

É uma forma saudável e interessante de fazer com que nossos filhos descubram amigos com os mesmos interesses.

9. Seja um bom amigo

Ser pai, mãe e também amigo precisa ser entendido, afinal, pais também educam e, vez ou outra, necessitam aplicar disciplina. Mas ser um bom ouvinte, estar interessado, prestar atenção no que o filho tem a dizer e quando quer dizer algo, é um excelente exemplo de mantê-lo próximo.

10. Encoraje a expressão própria

Certamente, queremos que nossos filhos tenham amizades saudáveis. Também queremos que sejam capazes de desenvolver suas próprias ideias. É essencial que eles saibam que seus amigos podem discordar deles, fazerem escolhas diferentes e gostar de coisas diferentes, como times, música e roupas. A auto-expressão, com sutileza e educação, ajuda na formação do próprio caráter e personalidade.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.