4 necessidades para incluir na educação e ajudar seu filho a organizar o tempo

Como pais queremos que nossos filhos aproveitem sua infância e adolescência da melhor forma. Dicas para ajudá-los a organizar o tempo.

1,389 views   |   shares
  • Como pais queremos que nossos filhos aproveitem sua infância e adolescência da melhor forma. Quando os pais têm deveres profissionais e não conseguem acompanhar os filhos em todas as atividades, mesmo assim, administrar um esquema de horário com atividades intercaladas com momentos de descanso e diversão, estimula o aprendizado e melhora a produtividade.

  • Se precisamos de um melhor gerenciamento do tempo para nós, para nossos filhos não é diferente.

  • Primeiramente, podemos separar as atividades entre:

  • 1. Essenciais

  • Dormir, alimentação adequada, higiene, essas coisas trarão estrutura para a rotina da criança. Estipular horários de dormir e acordar, para as refeições, e regras de higiene ajudarão o filho a cumprir diferentes tarefas, tanto na escola quanto na vida em geral. O planejamento do tempo, bem como a agenda da semana no domingo anterior, ajuda o estudante e estar ciente das atividades que terá pela frente, e não ser surpreendido. Isso traz segurança e autoconfiança.

  • 2. Escola

  • Crie rotinas de estudo e para conclusão do dever de casa. Objetivos e soluções devem ser tratados entre pais e professores para melhor aproveitamento do tempo do seu filho, bem como estratégias para ajudá-lo caso haja dificuldades observadas.

  • 3. Deveres

  • Seja a mesa de estudos, ajeitar o quarto, ajudar nos deveres da casa, os filhos seguem o modelo dos pais na necessidade da organização. Manter a casa organizada e disponibilizar um espaço próprio para estudo e leitura, sem barulhos ou desarrumado, é muito importante. Crie rotinas de arrumação do material depois do dever de casa terminado, bem como a preparação da mochila ou mesmo as roupas para a escola no dia seguinte. Roupas a lavar podem ser separadas e assim uma arrumação diária economiza tempo e diminui o estresse quando se precisa encontrar algo.

  • Muitos também possuem atividades extracurriculares como balé, natacão, música, futebol e outros cursos que complementam a formação. Apenas tenha certeza que não há sobrecarga, pois são benéficas enquanto o estudante gostar e tiver motivação para fazê-las.

  • 4. Lazer

  • O horário de lazer é tão importante quanto os outros requisitos. Não sobrecarregue seu filho com deveres e outras atividades. Alguns dias ele terá mais deveres de casa que outros dias, isso é normal. Nos dias que ele não tiver tanto dever, é aconselhável que tenha uma atividade saudável para relaxar, como brincadeiras com os irmãos, ou amigos, um filme com a família, um jogo de tabuleiro numa noite familiar. Combine com a criança opções de recompensas depois de deveres cumpridos.

  • Advertisement
  • Acima de tudo, participe. Ajude seu filho a lembrar dos horários e encontrar prazer em fazer diversas atividades diferentes. Pondere se não o está sobrecarregando e seja flexível. Acompanhe suas lições, rotinas, dê sugestões. Não o force ou fique muito em cima, pois ele precisa desenvolver a própria autonomia e também a responsabilidade. A participação dos pais é essencial na vida dos filhos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

4 necessidades para incluir na educação e ajudar seu filho a organizar o tempo

Como pais queremos que nossos filhos aproveitem sua infância e adolescência da melhor forma. Dicas para ajudá-los a organizar o tempo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr