Como criar seu próprio plano de exercícios

Considerações e incentivo a respeito de praticar exercícios.

796 views   |   shares
  • A conquista da boa forma e bom condicionamento físico é meta de muitos, mas poucos são os que a atingem. Por que? Todos sabem que é importante cuidar da saúde praticando exercícios, e que isso aumenta radicalmente a qualidade de vida, mas muitas vezes é difícil encaixar o tempo para essas atividades na rotina, e é ainda mais difícil mantê-las por longos períodos, persistir. Assim, a meta não sai do papel e o desejo não se torna realidade, o assunto pode até virar motivo de frustração e desânimo.

  • No entanto, é importante acreditar no poder que temos de mudar, só porque alguém não teve muito sucesso no passado em determinado empreendimento, não significa que nunca conseguirá um bom resultado. Por isso, acredite em si mesmo, faça seu plano e comece a se mexer!

  • Considere os seguintes aspectos ao traçar seu plano pessoal de treinamento físico:

  • 1Consulte um cardiologista e faça exames para confirmar que você pode praticar exercícios. Caso haja alguma restrição, informe-se com detalhes sobre o que é aconselhável para você e o que não pode fazer no momento. Se já tiver algum problema com dores crônicas, consulte também um fisioterapeuta e peça instruções sobre os tipos de exercícios indicados para seu caso.

  • 2.

  • Identifique seu melhor horário. Nem todo mundo tem as noites livres para despender 1 ou 2 horas na academia, mas quase todo mundo tem 30 ou 40 minutos em algum momento do dia. Pode ser acordando um pouco mais cedo, ou fazendo um horário de almoço mais curto, talvez aproveitando um trajeto feito diariamente para caminhar, ou mesmo trocando o elevador de cada dia pelas escadas. Muitos gostam dos fins de tardes, antes dos compromissos da noite. Programe seu horário e priorize-o.

  • 3.

  • Defina seus objetivos. Se você quer perder peso ou melhorar o condicionamento físico, escolha atividades aeróbicas (de movimento) como caminhadas, corridas, natação, jump, step ou bicicleta. Se você está pensando em modelar o corpo ou aumentar massa muscular, procure exercícios de repetições com cargas. Existem diversos tutoriais de professores ensinando como fazê-los da forma correta, que podem ser usados em casa.

  • 4.

  • Assim como o aquecimento antes de cada treino é imprescindível, começar sem exageros e aumentar as atividades gradativamente, é essencial para desfrutar os benefícios do exercício. Caso contrário, é perigoso se machucar e ficar com muitas dores desnecessárias. Mais importante do que fazer muito em um dia ou um mês, é fazer um pouco por muito tempo, ser constante.

  • Advertisement
  • 5.

  • Não se esqueça dos alongamentos. A idade vai tirando a elasticidade das pessoas, e isso faz muita falta! Quem tem o hábito de se alongar, no entanto, permanece flexível, evitando o desenvolvimento de vários problemas e dores. Capriche na seção de alongamentos ao final de cada treino e aproveite o momento para relaxar, embora algumas posições parecem impossíveis no começo, a prática leva à perfeição!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Como criar seu próprio plano de exercícios

Considerações e incentivo a respeito de praticar exercícios.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr