Como ensinar sua filha a exigir respeito dos garotos

O melhor jeito de uma menina ser respeitada pelos garotos, é se ela aprender a ter respeito próprio.

1,836 views   |   shares
  • Há muitos pais que, a despeito do que a sociedade exige, gostam de conservar determinadas tradições familiares, que baseados ou não em princípios religiosos, são moralmente muito respeitados, e mantêm a dignidade de toda a família. Por isso, surge um grande dilema: seguir esses princípios ou ceder aos gritos da moda, da mídia e de uma sociedade moderna?

  • O que a sociedade contemporânea exige

  • A sociedade está sempre se ajustando aos valores culturais impostos principalmente pela mídia. Ou seja, quanto mais alguém estiver de acordo com o que os meios de comunicação ditarem, mais será aceito pela sociedade, que qualifica as pessoas de acordo com o quanto elas estão antenadas nas novidades, e em quanto as seguem.

  • Atualmente, as pessoas, especialmente os jovens, estão sendo bombardeadas com apelos sexuais, em novelas, em filmes, em programas de televisão e na música. Então, grande parte da juventude se sente, inconscientemente, coagida a seguir o que a mídia impõe. Por isso, muitos jovens não aprendem a distinguir se estão agindo por estarem preparados, ou se estão simplesmente seguindo tais apelos.

  • O que é exigido das meninas

  • As mais afetadas com tantas cobranças são as jovens, que precisam ser "lindas", "magras", além de estar a par de todas as tendências da moda. Mas há algo ainda mais preocupante para os pais: com uma disseminação tão grande desse apelo sexual, as meninas são assediadas de forma muito mais desrespeitosa do que em décadas passadas.

  • Como os pais devem agir

  • Embora os valores gerais atuais tenham atingido um nível preocupante de imoralidade, os pais podem e devem mostrar às filhas as consequências de uma boa moral, contraposta às de uma vida vulgar. As meninas precisam exigir respeito, não só dos garotos, mas de uma sociedade que deturpa a imagem feminina. Abaixo estão algumas atitudes que os pais podem tomar para manter a virtude e a integridade da filha:

    • Não incentive o uso de roupas curtas e reveladoras. No mundo da moda há diversos estilos de vestuários. Uma menina pode ficar muito bem vestida e atualizada sem precisar mostrar o corpo.

    • Ensine sobre os tipos de garotos que existem no mundo. E ajude-a a identificar quais são aqueles rapazes com boas intenções, que não querem se aproveitar delas.

    • Seja claro quando chegar a idade do namoro, e imponha limites, explicando-lhe detalhadamente e com amor a importância deles. Nem sempre os jovens entendem claramente a importância de se dizer “não”.

    • Incentive-a a encontrar amigos que se enquadram com os padrões dela, assim fica mais difícil de ela cometer erros dos quais poderá se arrepender para sempre.

  • Advertisement
  • Lembre que a menina só pode exigir respeito dos outros se tiver respeito por ela mesma. Como ela pode ficar tão zangada por ter sido assediada, se usou publicamente roupas sensuais e provocantes?

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Como ensinar sua filha a exigir respeito dos garotos

O melhor jeito de uma menina ser respeitada pelos garotos, é se ela aprender a ter respeito próprio.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr