Como tornar a lição de casa mais agradável para seu filho

As lições de casa reforçam o aprendizado e devem ser incentivadas pelos pais, veja como ajudar a torná-las agradáveis.

788 views   |   1 shares
  • Todo ano a mesma coisa, quando as aulas recomeçam, recomeçam também os deveres de casa e muitos pais ficam com a dúvida: Qual será o melhor horário para que as crianças façam a tarefa? Qual o melhor local? Devo ajudar?

  • Para começar é preciso entender que as tarefas de casa são importantes para reforçar o aprendizado e precisam ser incentivadas pelos pais. Para isso, é primordial que desde o início do período escolar, já na educação infantil, a criança tenha uma rotina e saiba qual é o horário e local que fará sua lição de casa.

  • 1) Estipule desde cedo, logo quando ela começa na escola, um horário para que a criança faça seu dever de casa. Esse horário pode ser escolhido de acordo com o ritmo familiar (logo que chega da escola, à noite, na manhã seguinte) não importa, o ideal é que seja sempre uma rotina, que esse horário seja exclusivamente reservado para que seu filho utilize fazendo sua tarefa.

  • 2) Tenha também um local estipulado para isso. Pode ser a mesa da sala, uma escrivaninha no quarto, uma mesa no escritório, o importante é que a criança saiba que aquele local é seu cantinho para completar o dever. Nesse local é que sua tarefa será feita sempre que chegar o momento estabelecido. Nunca estimule que as crianças façam sua lição na frente da TV ou sentadas na cama ou sofá, além da postura inadequada você colabora para que aos poucos ela não tenha mais gosto em concluir a tarefa, pois há várias distrações que poderão atrapalhá-la.

  • 3) Ajude seu filho sempre que puder, porém, caso ele tenha dúvidas de aprendizado informe ao professor para que ele possa esclarecê-las em sala de aula. Ensine-o para que ele pergunte em sala, não o deixe sem uma posição. Esteja sempre por perto enquanto ele faz a lição de casa, isso lhe trará mais confiança.

  • 4) No momento da tarefa é importante que ele tenha disponível todo o material necessário, esse simples ato o estimulará a fazer o dever.

  • Com o passar dos anos, é comum que as crianças acabem por ter tarefas de casa com um grau de dificuldade maior e por isso se tornam menos animadas em efetuá-las. A presença ativa dos pais é fundamental para apoiá-las e incentivá-las. Se os pais forem presentes na educação de seus filhos, tudo se tornará mais fácil, agradável e os filhos saberão que seus pais se interessam pela vida deles e por tudo o que fazem em seu cotidiano escolar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Como tornar a lição de casa mais agradável para seu filho

As lições de casa reforçam o aprendizado e devem ser incentivadas pelos pais, veja como ajudar a torná-las agradáveis.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr