6 coisas essenciais que os pais de atletas devem ficar atentos

Os esportes trazem muitas vantagens para os adolescentes que os praticam, mas os pais precisam ficar cientes de alguns pontos a observar.

468 views   |   shares
  • Os pais também precisam estar cientes de que imprevistos podem acontecer quando os filhos praticam esportes.

  • Tentarei ilustrar os exemplos de forma positiva, sem chamá-los de desvantagens, mas precauções a observar quando se tem um filho que pratica um esporte.

  • 1. Concussões

  • Para reconhecer uma concussão, deve-se explicar ao adolescente que ele precisa aprender a conhecer seu próprio corpo e observar o que sente, e, o mais importante, dizer isso, seja ao treinador ou aos pais. Muitas vezes por querer tanto participar de um jogo depois de ter praticado tanto, eles não dizem o que estão sentindo. Concussões se caracterizam por dor excessiva e constante em determinado músculo ou osso, e dor de cabeça. Alguns esportes podem causar concussões em diversas partes, e o adolescente precisa aprender a responsabilidade de dizer quando algo parece errado.

  • 2. Problemas de coração

  • É recomendável que antes de começar a prática de esportes, os pais levem seus filhos ao médico e peçam uma bateria de testes, que pode ir de biometria, testando o coração e sua capacidade, bem como hérnias que podem ser desenvolvidas devido à prática excessiva do esporte, e outros problemas. Quando os músculos estão cansados, o nível de leucócitos, que são os glóbulos brancos do sangue, aumentam. Se o médico desconfiar que está muito além do normal, é necessário fazer exames que constatem que a causa é somente esta. Testar a capacidade cardíaca é indispensável para a prática de esportes.

  • 3. Alimentação saudável

  • O uso de preparado de proteína é recomendável para atletas, mas deve-se perguntar ao médico antes de começar a usar, pois seu uso muitas vezes não é recomendado para adolescentes ainda em formação. Há preparados com soro de leite que podem causar alergia ou rejeição à lactose, e o uso de soja é mais bem indicado. Deve-se ter em mente também que uma dieta à base de proteínas naturais e cálcio, como feijões, carne magra e branca de preferência, iogurte, vegetais verdes é indicada, e que, com o aumento da ingestão de proteína, mais água deve ser consumida para não sobrecarregar os rins. Nada de usar hormônios ou esteroides, nem quando são adolescentes nem adultos, pois poderá trazer dificuldades irreversíveis, inclusive a morte.

  • 4. Seguro de saúde

  • É importante contar com imprevistos e ter um plano de saúde, ou um sistema que possa contar quando ocorrer um imprevisto, como hospitais, postos de saúde, clínicas esportivas, médico da família, emergência de hospital. Se se tem história familiar de problemas cardíacos e outros problemas que poderão influenciar na prática de esportes, é importante informar o médico e adquirir sua permissão para a prática de esportes.

  • Advertisement
  • 5. Vício

  • É difícil ocorrer o vício em esportes quando se joga em um time, seja na escola ou na comunidade, mas quando se pratica esportes sozinho, precisa-se tomar cuidado com o excesso de exercícios físicos que podem causar a inflamação dos músculos e causar dores crônicas. Uma vida balanceada, com alimentação saudável, ingestão de líquidos, e lazer e estudo é a solução.

  • 6. Preparo

  • Pode-se prevenir lesões e outros problemas físicos quando se prepara da forma correta, por isso a prática é necessária. A criança ou adolescente precisam estar cientes de que o desenvolvimento correto do corpo é necessário, e que a prática é tão importante quanto o jogo em si. Estudos apontam que 60% das lesões acontecem no treino, quando as regras de segurança estão mais relaxadas.

  • A combinação de boa nutrição com prática correta e precaução a respeito da técnica correta a ser utilizada são essenciais à prática de esportes. O apoio ao seu filho é imprescindível, e sua presença é motivadora em seu desenvolvimento. Um bom exemplo a seguir é adotar também uma vida saudável como exemplo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

6 coisas essenciais que os pais de atletas devem ficar atentos

Os esportes trazem muitas vantagens para os adolescentes que os praticam, mas os pais precisam ficar cientes de alguns pontos a observar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr