5 coisas que as mães se preocupam ao criarem garotos

Criar os filhos não é tarefa fácil. Na maioria das vezes fazemos o nosso melhor, mas nunca sabemos ao certo como e o que eles se tornarão, como agirão e como aplicarão tudo o que aprenderam de nós.

519 views   |   shares
  • Nós educamos futuros adultos, não apenas crianças, e pensar no futuro é uma preocupação constante. Perguntas sobre a personalidade da criança, o dom de saber escolher os amigos, evitar o bullying, ser educado e respeitador, além de saber fazer boas escolhas na vida sempre nos preocupam.

  • Muitas mães sofrem até de ansiedade. Eu sei porque muitas vezes eu mesma sou assim! Eu sou mãe de um rapaz, e tenho me preocupado com ele desde do dia em que ele nasceu. E provavelmente, como mãe que somos, preocuparemo-nos sempre.

  • 5 principais coisas que nos preocupamos:

  • 1. Autoconfiança

  • A escola pode ser difícil. Por mais que os ensinemos em casa, o medo de que sofram bullying ou que sejam um bully sempre nos assombra. O desenvolvimento deles quanto à vida social e suas personalidades, que sejam bons amigos e felizes com eles mesmos. Enfim, precisamos fazer nosso melhor, e ensinar autoconfiança aos garotos depende muito de como nós agimos. Isso os ajudará em caso de ter uma decepção com um amigo, ou namorada, ou algo que querem muito não ser possível, e continuar a vida, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

  • 2. Educação e boas maneiras

  • Precisamos ensinar boas maneiras todos os dias aos nossos meninos. É desde cedo que eles aprendem a respeitar as pessoas, não somente algumas, mas todas. Dizer obrigado, por favor, com licença. Esperar o outro parar de falar e não interromper, ajudar a tirar a mesa, dar espaço para mulheres e mais velhos sentarem. Enfim, tantas coisas fazem a diferença neste mundo, e por mais maus exemplos que tenham dos amigos, se os ensinarmos em casa, eles saberão a forma correta de se portar. Isso também inclui saber ser fiel e leal aos amigos, futuras namoradas, que as trate bem, que jamais use de violência.

  • 3. Boas escolhas

  • Isso influencia em tudo! Em saber escolher bons amigos que não os desviem do caminho. Saber que não podem roubar nem furtar. Saber que escolhas são seguidas de consequências, e se não fizerem boas escolhas, não terão boas consequências. O ensinamento é simples, mas na prática, até eles entenderem a importância das situações, que requer trabalho duro e persistência para que consiga bons resultados, leva tempo e não podemos desanimar.

  • 4. Comunicação com os pais!

  • Isso mesmo. Nessa ânsia de querer o melhor para os filhos, a necessidade de termos um canal aberto de conversação, para que eles contem as coisas e os sentimentos à nós, é sempre presente. Nossa preocupação vai da hora certa em dar a informação, ao jeito de falar com eles sobre assuntos picantes, e mesmo ajudá-los quando estiverem sofrendo.

  • Advertisement
  • 5. Preocupar-se em excesso!

  • Uma coisa que aprendi é que, se nos preocupamos em excesso, acabaremos tolhendo algumas oportunidades que nossos filhos têm de progredirem. Se nos preocupamos demais se eles vão se machucar, não os deixamos ter aventuras e atividades o bastante para desenvolverem suas necessidades de movimento. Se nos preocupamos demais que vão sofrer ou serem enganados, estaremos barrando boas amizades onde corremos o perigo de colocar todas num mesmo patamar e sermos injustos. Se nos preocupamos demais, estaremos criando homens medrosos e covardes em parte, porque terão medo, adquirido de nós, de não viverem o tanto que podem e aproveitarem a vida da melhor forma possível.

  • Um líder religioso chamado Joseph Smith uma vez disse: “Ensino-lhes princípios corretos e eles governam-se a si mesmos”. Esse é o melhor ensinamento! Basear a educação de nossos pequenos meninos em princípios corretos, e um dia, como homens, pais, maridos, profissionais, serem honrados por suas próprias escolhas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

5 coisas que as mães se preocupam ao criarem garotos

Criar os filhos não é tarefa fácil. Na maioria das vezes fazemos o nosso melhor, mas nunca sabemos ao certo como e o que eles se tornarão, como agirão e como aplicarão tudo o que aprenderam de nós.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr