Como a administração financeira afeta o casamento

Dicas e incentivos para casais organizarem juntos o orçamento familiar.

2,538 views   |   4 shares
  • A American Bar Association(entidade equivalente à Ordem dos Advogados do Brasil) tem estatísticas segundo as quais 89% dos divórcios originam-se em brigas e acusações ligadas ao dinheiro. Outras fontes estimam em 75% o número de divórcios resultantes de conflitos sobre finanças. Alguns profissionais de apoio às famílias informam-nos que, de cada cinco famílias, quatro enfrentam sérias dificuldades financeiras.Dados como esses nos mostram que o assunto realmente merece atenção, além de nutrir o relacionamento conjugal constantemente, para evitar problemas é preciso administrar juntos as finanças, e administrar bem! A forma como um casal gerencia seus recursos é mais importante do que o tamanho do salário.

  • Seguem algumas dicas para cuidar efetivamente das finanças em parceria:

    • "Para que duas pessoas trabalhem juntas para que seu casamento dê certo, elas precisam criar um orçamento cuidadosamente planejado, feito tanto pelo marido quanto pela mulher, e depois, seguirem esse orçamento com todo cuidado". (Spencer W. Kimball)

    • Definam os gastos de cada mês com antecedência. Vocês devem saber aproximadamente quanto vão receber e exatamente quando precisarão gastar. Isso fica muito mais fácil se organizarem uma planilha com uma página para cada recebimento.

    • Reservem alguma quantia para imprevistos, como gastos com médicos, remédios, etc.

    • Guardem parte do que receberem, mesmo que começem poupando em torno de 5% da renda, esse hábito proporciona segurança e a longo prazo, solidifica os sonhos.

    • Façam metas juntos, que sejam equilibradas para ambos, nem fáceis, nem difíceis demais. Projetem-se para vários meses ou anos a frente, e trabalhem em direção aos planos.

    • Sejam econômicos, resistam ao impulso de comprar tudo que têm vontade ou condições. Comparem preços, sejam rigorosos.

    • Evitem fazer compras parceladas, essas dívidas assumidas a longo prazo parecem tentadoras, mas pode ser perigoso contar com dinheiro que ainda não recebeu e comprometer parte da renda, pois ninguém pode prever o futuro. Em caso de problemas inesperados, você ficará mais satisfeito se tiver uma reserva ao invés de um carnê.

    • Vivemos em uma sociedade que se deleita em ostentar, vivendo acima do que realmente possui. Não caia nessas armadilhas, seja simples, viva modestamente, e o tempo recompensará cada escolha e sacrifício.

    • Cada vez que sentarem juntos para atualizarem seu orçamento ou quando forem conversar sobre qualquer decisão relacionada à ele, sejam respeitosos um com o outro, utilizem tom de voz calmo e se expressem com amor.

  • Advertisement
  • O trecho em itálico foi extraído do manual de um curso entitulado Casamento Eterno ministrado numa instituição religiosa.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Como a administração financeira afeta o casamento

Dicas e incentivos para casais organizarem juntos o orçamento familiar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr