Como encorajar gentilmente seus filhos a falar corretamente

Seu filho está se enrolando para falar? Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a falar mais clara e corretamente. Se os problemas persistirem até depois dos seis anos de idade, pode ser necessária uma investigação.

1,033 views   |   1 shares
  • Todos os aprendizados da vida levam tempo. Para algumas pessoas esse tempo pode ser maior do que para outras, afinal, todas têm dificuldades e capacidades diferentes. Em uma escola infantil, por exemplo, pode-se perceber que cada criança aprende e se relaciona de forma distinta. Algumas adoram o convívio social, desde muito cedo, enquanto outras preferem brincar reservadamente. Algumas crianças captam os ensinamentos da professora com muita facilidade, enquanto outras precisam de mais encorajamento e estímulo.

  • Essas são características comuns de uma sociedade em que cada ser humano é dotado de uma personalidade única e distinta.

  • Muitos pais se desesperam quando vêem que seu filho não fala tão bem quanto alguns de seus colegas. E, claro, essa é uma preocupação normal, já que, de fato, existem distúrbios da fala. No entanto, em muitos casos, essa preocupação surge antes que os sintomas desses distúrbios de fato apareçam. É normal que algumas crianças demorem um pouco mais para falar do que outras, o que não significa, necessariamente, que elas tenham problemas. Por isso, antes de qualquer diagnóstico precipitado, os pais devem tomar algumas atitudes para encorajar seus filhos a desenvolver bem a fala. Daí, sim, depois de bastante trabalho, se alguns problemas persistirem, os pais podem consultar um fonoaudiólogo, que indicará se realmente há distúrbios.

  • Quando a fala começa

  • Normalmente, a criança começa a falar palavras isoladas por volta de um ano de idade. Algumas crianças podem começar mais cedo ou mais tarde do que isso. Mas segundo especialistas, até os seis anos é perfeitamente normal que elas se enrolem um pouco, já que o mecanismo da fala precisa se acostumar com as palavras. Então, não há motivo para se apavorar se a criança demorar um pouco para falar "croquete".

  • Como ajudá-lo

  • Existem algumas técnicas simples, mas que precisam de persistência, para encorajar na criança a fala correta:

    • Quando a criança falar errado, o ideal não é que se diga “você está falando errado”, pois ela pode se sentir menosprezada e desencorajada a aprender. Seria mais adequado que a pessoa repetisse calma, clara e corretamente a frase inteira dando uma ênfase maior à palavra que a criança falou incorretamente. Por exemplo: se a criança falou “ali tem uma balata”, a mãe pode esperar para se desesperar mais tarde e perguntar: “ali tem uma barata?”.

    • Muitas crianças falam uma palavra incorretamente depois de já terem aprendido a falá-la da maneira certa. Nesses casos, os pais podem perguntar tranquilamente “o que você disse?”, repetindo a pergunta umas três ou quatro vezes até que ela mesma perceba o erro e fale a palavra corretamente. Se ela não acertar, você pode repetir a frase, sempre com calma, enfatizando a palavra da maneira certa.

    • O incentivo à leitura ajuda a criança desde pequena a falar corretamente. Por isso, e por outros motivos, é importante que os pais leiam para as crianças todos os dias. Nesse momento, os pais podem aproveitar e incentivar a criança a repetir palavras que elas tenham mais dificuldade em falar.

    • Achar bonitinho que a criança fale algumas palavras erradas pode ser uma armadilha. Mesmo que seja engraçado, o ideal é que os pais corrijam gentilmente já nas primeiras vezes que a criança se enrolar.

    • Quando a criança está na frase de aprender a falar, você pode ajudá-la mostrando objetos e falando corretamente o nome de cada um deles. Se ela aponta para algo que quer, ao invés de você dar assim que ela pede, você pode mostrar o objeto dizendo o nome correto. Por exemplo, se ela aponta para um ursinho, antes de você entregar a ela, você pergunta “ursinho?”.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Como encorajar gentilmente seus filhos a falar corretamente

Seu filho está se enrolando para falar? Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a falar mais clara e corretamente. Se os problemas persistirem até depois dos seis anos de idade, pode ser necessária uma investigação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr