Como encorajar gentilmente seus filhos a falar corretamente

Seu filho está se enrolando para falar? Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a falar mais clara e corretamente. Se os problemas persistirem até depois dos seis anos de idade, pode ser necessária uma investigação.

Marcia Denardi

Todos os aprendizados da vida levam tempo. Para algumas pessoas esse tempo pode ser maior do que para outras, afinal, todas têm dificuldades e capacidades diferentes. Em uma escola infantil, por exemplo, pode-se perceber que cada criança aprende e se relaciona de forma distinta. Algumas adoram o convívio social, desde muito cedo, enquanto outras preferem brincar reservadamente. Algumas crianças captam os ensinamentos da professora com muita facilidade, enquanto outras precisam de mais encorajamento e estímulo.

Essas são características comuns de uma sociedade em que cada ser humano é dotado de uma personalidade única e distinta.

Muitos pais se desesperam quando vêem que seu filho não fala tão bem quanto alguns de seus colegas. E, claro, essa é uma preocupação normal, já que, de fato, existem distúrbios da fala. No entanto, em muitos casos, essa preocupação surge antes que os sintomas desses distúrbios de fato apareçam. É normal que algumas crianças demorem um pouco mais para falar do que outras, o que não significa, necessariamente, que elas tenham problemas. Por isso, antes de qualquer diagnóstico precipitado, os pais devem tomar algumas atitudes para encorajar seus filhos a desenvolver bem a fala. Daí, sim, depois de bastante trabalho, se alguns problemas persistirem, os pais podem consultar um fonoaudiólogo, que indicará se realmente há distúrbios.

Quando a fala começa

Normalmente, a criança começa a falar palavras isoladas por volta de um ano de idade. Algumas crianças podem começar mais cedo ou mais tarde do que isso. Mas segundo especialistas, até os seis anos é perfeitamente normal que elas se enrolem um pouco, já que o mecanismo da fala precisa se acostumar com as palavras. Então, não há motivo para se apavorar se a criança demorar um pouco para falar “croquete”.

Como ajudá-lo

Existem algumas técnicas simples, mas que precisam de persistência, para encorajar na criança a fala correta:

Advertisement
  • Quando a criança falar errado, o ideal não é que se diga “você está falando errado”, pois ela pode se sentir menosprezada e desencorajada a aprender. Seria mais adequado que a pessoa repetisse calma, clara e corretamente a frase inteira dando uma ênfase maior à palavra que a criança falou incorretamente. Por exemplo: se a criança falou “ali tem uma balata”, a mãe pode esperar para se desesperar mais tarde e perguntar: “ali tem uma barata?”.

  • Muitas crianças falam uma palavra incorretamente depois de já terem aprendido a falá-la da maneira certa. Nesses casos, os pais podem perguntar tranquilamente “o que você disse?”, repetindo a pergunta umas três ou quatro vezes até que ela mesma perceba o erro e fale a palavra corretamente. Se ela não acertar, você pode repetir a frase, sempre com calma, enfatizando a palavra da maneira certa.

  • O incentivo à leitura ajuda a criança desde pequena a falar corretamente. Por isso, e por outros motivos, é importante que os pais leiam para as crianças todos os dias. Nesse momento, os pais podem aproveitar e incentivar a criança a repetir palavras que elas tenham mais dificuldade em falar.

  • Achar bonitinho que a criança fale algumas palavras erradas pode ser uma armadilha. Mesmo que seja engraçado, o ideal é que os pais corrijam gentilmente já nas primeiras vezes que a criança se enrolar.

  • Quando a criança está na frase de aprender a falar, você pode ajudá-la mostrando objetos e falando corretamente o nome de cada um deles. Se ela aponta para algo que quer, ao invés de você dar assim que ela pede, você pode mostrar o objeto dizendo o nome correto. Por exemplo, se ela aponta para um ursinho, antes de você entregar a ela, você pergunta “ursinho?”.

    Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.