Preparação física – benefícios relacionados à segurança

Uma visão complementar sobre a utilidade de estar em boa forma.

Suzana Ribeiro

Todos estamos sujeitos a riscos, podem variar os tipos e a frequência a que somos expostos à situações potencialmente perigosas, mas a verdade, é que nenhum mortal vive completamente seguro.

Motivados pelo desejo de proteger a família, muitos instalam alarmes nas casas e cercas elétricas nos portões, procuram evitar lugares suspeitos, bem como andar pela rua tarde da noite.

Todas essas medidas e várias outras do gênero tem sua utilidade, e não devem ser descartadas, mas existe uma forma de investir em segurança, (tanto pessoal como familiar) que é muito importante e raramente levada em consideração, que é a preparação física.

Segue abaixo alguns exemplos de como estar em boa forma pode ser determinante:

Corrida/Condicionamento a longas extensões e velocidade

Você pode ser abordado(a) por criminosos em praticamente qualquer lugar. Imagine-se fugindo de um ladrão, estrupador ou assassino e tendo que parar para descansar um pouco logo na segunda quadra, porque seu coração está prestes a explodir e suas pernas simplesmente não lhe obedecem? Em algumas ocasiões, você pode realmente salvar sua vida (e a de quem puder carregar) se for um(a) bom/boa corredor(a).

Advertisement

Conhecimentos de luta

krav Maga

Não são todos que gostam desse tipo de esporte, mas não há como negar sua utilidade na vida real em casos em que é preciso enfrentar um oponente para sua própria defesa. Existe uma arte chamada , que é especialmente voltada ao campo da defesa pessoal. Treinar lutas como judô, muay thai, jiu jitzu, ou boxe também pode fazer uma enorme diferença em um momento inesperado.

Desenvolvimento de força

Às vezes, não será necessário correr ou lutar, mas conseguir escapar de uma situação em que se está preso(a), seja amarrado(a) ou mesmo dentro de um lugar isolado. Se você exercita os músculos há um bom tempo, tem muito mais chances de romper ataduras, cordas, e quebrar portas/janelas afim de abrir uma saída. Ou mesmo se for segurado por alguém, é importante ser forte a fim de se soltar rapidamente.

Natação

Você pode não ter a intenção de passear muito de barco ou navio, nem de se aventurar em botes e kaiaks, mas não pode prever enchentes ou acidentes que envolvam muita água. Ser capaz de nadar bem e resistente para fazê-lo por bastante tempo pode salvar sua vida e ajudá-lo(a) a salvar outras pessoas. Não menospreze seu potencial, mesmo que não se imagine como atleta, o treino regular pode mudar sua perspectiva.

Cuidando da saúde

Além de tudo isso, se você praticar regularmente esse tipo de atividades, e se alimentar corretamente, trará benefícios à sua saúde – o corpo agradece ficando doente bem mais raramente e gozando de maior disposição e vitalidade. Desta maneira, você tem mais condições de cuidar de sua família e tudo o mais que precisar.

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.