Como estabelecer um plano de orçamento familiar

Sobre a importância do orçamento e sugestão de planilha para controles.

728 views   |   1 shares
  • Muitas pessoas acreditam que viver dentro de um orçamento pré elaborado lhes tira a liberdade. Outras, não chegam a organizar um orçamento por não acreditarem que isso possa fazer alguma diferença, uma vez que, não podem alterar o próprio salário caso percebam antes que o mesmo não será suficiente. É verdade que, na maioria dos casos, não é possível aumentar a renda de uma hora para outra, no entanto, o fato de antever certos problemas pode sim ser muito útil, no sentido de se preparar e gastar menos com o que não for essencial.

  • Viver com um orçamento elaborado = liberdade financeira

  • As pessoas bem sucedidas sabem que viver dentro de um orçamento elaborado cuidadosamente é o que possibilita a verdadeira liberdade econômica. E não é isso que todos desejam? Mas a independência financeira não é algo que se conquista por acaso, é necessário ter muita concentração e esforço, com a consciência de estar envolvido em um processo que costuma levar vários anos.

  • Gastar menos do que se ganha

  • A principal meta material de toda família deve ser a de gastar menos do que se ganha, independente de quanto seja. Como isso não é tarefa fácil, o orçamento por escrito e atualizado regularmente é altamente recomendado. Segue abaixo um modelo de planilha que ajuda a planejar o uso sábio dos recursos. (arquivo anexo)

  • Fazendo o controle com ferramentas úteis

  • O ideal é ter uma tabela como essa para cada período em que se recebe, pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Feita no Excel, por exemplo, com as fórmulas corretas, ela se torna uma ferramenta preciosa no controle financeiro, pois passa automaticamente o saldo de um período para o próximo, tornando possível visualizar as consequências de qualquer decisão que queira simular.

  • Se o saldo final for positivo, ele aparece com fundo verde e é passado para a próxima página na coluna de receitas, se for negativo, deve aparecer com fundo vermelho e pode ser programado para passar à próxima página na coluna de despesas. O vermelho é sinal de alerta, é preciso ter muito cuidado com o saldo negativo (cheque especial/LIS) que os bancos disponibilizam tão facilmente pois os juros cobrados são altos, mas caso faça uso desse recurso, deve incluir esses juros em sua planilha. No começo, pode ser difícil manter à risca esse tipo de controle, mas ao adquirir o hábito, vai ficando mais fácil e os bons resultados motivam o esforço.

  • Advertisement
  • “Uma família bem administrada não paga juros – ela os ganha.” (L. Tom Perry)

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Como estabelecer um plano de orçamento familiar

Sobre a importância do orçamento e sugestão de planilha para controles.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr