Como ensinar sua família a prevenir o diabetes

O diabetes é uma doença que age silenciosamente, por isso é muito perigosa. Por não apresentar sintomas, é preciso, antes de tudo, prevernir-nos.

324 views   |   shares
  • Naturalmente, uma vida saudável é o primeiro passo para se precaver do diabetes.

  • Um olhar mais atento para uma alimentação reduzida de açúcares e carboidratos, aliados a um regular programa de exercícios físicos, é a recomendação básica.

  • Assim, se conseguirmos introduzir em nossa família alguns bons e saudáveis costumes, poderemos estar livres dessa perigosa doença, tais como:

  • 1. Buscar conhecimento e informação

  • Manter a sua família a par do que é e de como age o diabetes é o primeiro passo para resguardar-se dos malefícios da doença. Ocasiões como atentar para os alimentos nas principais refeições, ou mesmo distribuindo algum artigo sobre o assunto, via e-mail, por exemplo, ajuda a disseminar esse conhecimento. Quanto mais falarmos sobre a doença que, enfatizo, age silenciosamente, melhor advertimos nossa família para o perigo dela. A falta de informações sobre o diabetes é uma das principais causas de disseminação da doença.

  • 2. Escolhas alimentares

  • Regularmente, evite trazer para casa ou sair para comer fora, doces, refrigerantes ou alimentos ricos em carboidratos como o pão branco, por exemplo. Esses alimentos, comumente encontrados, e os mais preferidos também, são os que provocam aumento de peso e consequentemente aumento do risco do diabetes. Inserir e incentivar a preferência por frutas e vegetais criará um bom hábito alimentar. Importante também deixar à mesa alimentos preparados com grãos integrais como pães, biscoitos, cereais e aveia. Na hora de optar pelos iogurtes e leites, por exemplo, dê preferência para os diets e desnatados.

  • Ao fazermos essas boas escolhas, todavia, devemos estar atentos para não cairmos na armadilha de “recompensar” os filhos com guloseimas ou comida rica em açúcares, sal ou gordura num desses fast foods por aí. Não que você não possa fazer isso, uma ou outra vez, mas deixe claro que isso não é uma compensação pelos alimentos saudáveis ingeridos.

  • 3. Exercícios Físicos

  • A prática de exercícios físicos em família é tão importante como evitar as comidas prejudiciais. Crie e desenvolva o hábito de sair para uma caminhada. Ande, nem que seja por duas ou três voltas na quadra próxima de casa. Além da socialização, você estará ensinando e mostrando a importância do uso do corpo numa sociedade acostumada a sentar-se frente à TV e ao computador, tablete ou smartphones. Esse costume sedentário, inclusive, condicionou o vício de comer gordura, sal e açúcar.

  • Visitar o zoológico, ir aos museus, caminhar pelos parques e praças são outras boas opções para combater as tentadoras e costumeiras idas aos shoppings (muitos fontes dos açúcares, sal e gordura) ou cinemas. Variar é preciso e saudável.

  • Advertisement
  • 4. Exames de rotina

  • Recentemente, conversando com uma moça fisioterapeuta de 22 anos. ela me disse que num exame de rotina descobriu que estava com um colesterol de 900ml/dl quando o nível normal é abaixo de 200ml/dl. E ela não sentia sintoma algum. O médico comentou que a qualquer hora ela poderia ter um problema sério do coração. Colesterol alto gera uma grande predisposição para a manifestação do diabetes.

  • Realizar exames rotineiros ajuda-nos a saber como estamos internamente, o que é, nesse caso, fundamental para uma doença que age silenciosamente dentro de nós. Até mesmo um exame simples da retina feito pelo oculista é capaz de detectar o diabetes.

  • Lembre-se: o diabetes é uma doença calada, não avisa quando vai chegar e depois que chega, fica mais difícil se livrar dela.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Irineu dirige uma empresa de recursos humanos que presta serviços na área educacional para escolas e faculdades, em Curitiba/PR. Pratica corrida de rua, diariamente.

Como ensinar sua família a prevenir o diabetes

O diabetes é uma doença que age silenciosamente, por isso é muito perigosa. Por não apresentar sintomas, é preciso, antes de tudo, prevernir-nos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr