10 dicas essenciais de segurança nos encontros on-line

Mais de 30% dos casais se conhecem on-line. Se este é seu caso ou você conhece alguém que tem um relacionamento on-line, veja aqui algumas coisas importantes a tomar cuidado.

2,423 views   |   2 shares
  • Antigamente a maioria das pessoas conhecia o futuro cônjuge no Ensino Médio. Depois, conforme mais oportunidades se abriam, mais pessoas tinham a oportunidade de estudar e adiar o casamento, encontravam sua cara-metade nos 4, 5 ou 6 anos de universidade. Hoje em dia, além de muitos preferirem esperar até os 30 anos ou mais para se casar, milhões de pessoas, de qualquer idade, já tentaram conhecer alguém on-line, seja para amizade ou para encontrar sua famosa "tampa da panela", ou "metade da laranja".

  • Participar de sites de solteiros que promovem encontros on-line deixou de ser, conforme muitos já disseram algum dia, apenas para os tímidos, os feios, os encalhados. Hoje em dia, pessoas muito jovens deixam de ir às atividades de solteiros, ou ao bar para o happy-hour, em troca da internet. Existem inúmeros sites, alguns famosos que promovem testes de compatibilidade, similaridade de interesses, deixando quase por último a condição física.

  • Por que as pessoas buscam sites de encontros on-line?

    • É mais rápido se conectar a muitas pessoas que apenas uma.

    • Não possui os bêbados, o barulho e o preço alto dos bares.

    • As pessoas não precisam depender de um amigo ou de um familiar para apresentá-los a alguém interessante.

    • É uma ferramenta perfeita para os tímidos e aqueles que não querem ficar procurando em todo lugar.

    • É possível peneirar os tipos, e escolher aqueles que mais agradam, ao invés de ter que ficar dando desculpas.

  • Pontos a observar e ficar atento:

    • As pessoas geralmente aumentam as qualidades, esticando-as para parecerem pares ideais, e precisa-se de certa experiência para reconhecer esses tipos.

    • As pessoas também tendem a contar inverdades. As mulheres diminuem o peso, os homens aumentam a altura, quando não contam algumas mentiras descaradas.

    • Há o perigo de encontrar alguém que on-line pareça ser o par perfeito, atencioso, carinhoso e interessado com certa rapidez. Aqueles de fala mansa, de sorriso cativante, mas todo cuidado é pouco. Existem histórias e histórias terríveis de pessoas que se deram mal em encontros, desde o roubo ao estupro. Todo cuidado é pouco. Pesquisar origem, nome, idade, tudo é válido.

    • Também no mesmo estilo, aquele quase perfeito, mas que em pouco tempo juntos começa a contar histórias mirabolantes, onde você fica com dó, cede, empresta dinheiro e nunca mais recebe de volta ou mesmo aquele que parece perfeito e você fica se perguntando por que então ele nunca se casou, e em pouco tempo se transforma em uma pessoa manipuladora e violenta. Fique esperto(a)!

  • Advertisement
  • Enquanto muitas pessoas hoje em dia buscam alguém para um relacionamento duradouro nas redes, outros querem mesmo só curtir. São inúmeros os casos de moças inexperientes em encontros on-line que pensam ter encontrado "o príncipe encantado", e depois que o rapaz conseque o que quer, geralmente a abandona.

  • Mas, há muita gente boa tentando realmente encontrar alguém decente. E há muita gente que já encontrou seu amor assim, desenvolveu o relacionamento e hoje está casado, muitos com filhos e felizes da vida.

  • Então, qual a melhor forma de conseguir conhecer alguém on-line que valha a pena? Algumas dicas:

    1. Cuide de você mesmo. Os cuidados são os mesmos se como na vida real. Cuide da autoestima, da autossuficiência para que não dependa temporalmente ou emocionalmente da pessoa que conhecer.

    2. Seja paciente, e não tenha pressa. Você terá inúmeras opções. Deixe correr naturalmente.

    3. Decida o que você quer. Quer apenas uma amizade, quer conhecer alguém interessado em casamento. Você precisa saber o que quer ao invés de aceitar qualquer coisa.

    4. Seja agradável, mas honesto(a). Seja você mesmo(a)! Isso ajuda a atrair pessoas que gostarão de você como você é, sem enfeites ou qualidades que na verdade não existem.

    5. Coloque uma foto recente e real, que tenha no máximo 6 meses. Evite fotos de grupos, e de preferência que esteja sorrindo. E mantenha-as atualizadas. Não inclua fotos de muitas outras pessoas, principalmente familiares, filhos e ex-namorados(as). E cuidado com as roupas! Nada provocativo ou vulgar.

    6. Escolha um pseudônimo inteligente. Nada esotérico ou inacessível.

    7. Palavreado limpo e simples, nada desrespeitoso. Isso ajuda a espantar os mal-intencionados.

    8. Seja breve na descrição. Não conte sua vida toda, nem chore suas mágoas. Apresente-se e deixe os detalhes para as conversas futuras. E corrija os erros de português!

    9. Marque encontros em locais públicos e seguros. Um almoço ou café da manhã, uma exposição ou concerto. Algo à luz do dia, onde tenha pessoas em volta. Nada de encontrar a pessoa na sua casa ou na casa dela. Essa dica não tem exceção!

    10. Desenvolva um relacionamento real. A internet pode ser a ferramenta para encontrar alguém e manter os primeiros contatos, mas o contato face a face, tête-à-tête é necessário e a convivência é imprescindível. Cuidado para não se apaixonar e ficar completamente dependente do outro sem ao menos conhecê-lo face a face.

  • Advertisement
  • Se houver uma grande distância entre vocês, avalie se vale a pena progredir no relacionamento com alguém que conhece apenas por palavras. Nada como o convívio e a observação da pessoa real em situações do dia a dia. Afinal, se a pessoa irá conviver com você um dia, você precisa ter certeza que ela saiba e queira se relacionar na vida real, e que, quando junto de você, esqueça-se completamente da internet, e principalmente dos sites de encontros on-line.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

10 dicas essenciais de segurança nos encontros on-line

Mais de 30% dos casais se conhecem on-line. Se este é seu caso ou você conhece alguém que tem um relacionamento on-line, veja aqui algumas coisas importantes a tomar cuidado.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr