Ensinando seus filhos a respeitarem os mais velhos

Aprenda 4 ideias para ensinar os filhos a respeitar os mais velhos ativamente e contribuir para a harmonia da família.

C. A. Ayres

A cada dia que passa envelhecemos e a população acima dos 65 anos cresce mais e mais. A expectativa é que, em 2020, dobrará mundialmente. A necessidade de aproveitar as oportunidades disponíveis para encorajar nossos filhos a serem positivos e ter relações recíprocas com as pessoas mais velhas é diária.

Muitas vezes pensamos que criar uma ponte entre crianças e velhos traz obstáculos, mas na verdade pode ser uma experiência positiva e gratificante em muitas formas para ambos, e os benefícios da diferença de gerações são enormes.

Algumas ideias para ensinar os filhos a respeitar os mais velhos ativamente:

1. Criar o costume de visitar os avós e asilos

Crianças pequenas podem ficar com medo de pessoas de idade se não estão acostumadas a desfrutarem de sua presença. Quanto mais oportunidades tiverem, mais à vontade se sentirão e isso apagará o falso senso de perigo e medo e criar felicidade e antecipação pela próxima oportunidade de estarem juntos.

Você pode levar as crianças para visitar os avós, ou para ouvir as histórias daquele senhor que as conta na livraria da cidade ou na igreja, ou visitar o asilo e fazer boas amizades, enquanto voluntaria ajudando os que precisam.

Advertisement

2. Saber ouvir e apreciar as experiências de vida

Crianças não são as únicas a aprenderem das experiências dos mais velhos. À medida que se conhecem melhor e aprendem a apreciar as histórias e conhecimento, sentem-se importantes quando os ajudam, o que aumenta confiança, respeito e entendimento.

3. Serem úteis e empáticas

Ir no verão passar uns dias na casa dos avós ou voluntariarem numa casa de descanso são locais ideais que trazem as crianças e os adultos juntos. Ensinam-lhe habilidades e trabalho, mas também oportunidades de entendimento das condições limitadas de cada um. Desenvolver relações de amizade e cooperação ajudam a aumentar o respeito pelos mais velhos.

4. Planejamento e aproveitamento

Crianças menores e mesmo adolescentes ficam entediadas com facilidade, e muitas vezes podem não ter desejo ou ânimo necessário para querer fazer alguns tipos de atividades.

Tenha certeza de que qualidade é melhor do que quantidade nessas oportunidades de passar tempo junto com os mais velhos, principalmente nas primeiras vezes. Quando a criança é extremamente ativa, o adulto mais velho pode até trazer calma e ensinar paciência à mesma. Experimente diferentes atividades por tempo determinado, e aumente pouco a pouco.

Uma boa ideia é aproveitar o tempo com a pessoa de idade para escrever sua história de vida, ou ouvir histórias de como ele agia quando da idade da criança. Isso é um tempo interessante que prende a atenção dos mais jovens.

Advertisement

Promover uma relação entre diferentes gerações, de seu filho com uma pessoa de idade, faz mais do que apenas ensinar respeito e apreciação por eles. Ajuda a preservar história, abrir os olhos da criança para a diversidade, e expande seu mundo de forma que nenhum outro tipo de amizade o fará.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.