Como conversar com seu adolescente sobre sexting (troca de mensagens sexuais)

Dicas para os pais acompanharem de perto a vida de seus/suas filhos e conhecerem os desafios da nova geração.

1,925 views   |   3 shares
  • As redes sociais, salas de bate-papo on line e mensagens via celular (SMS) são muito atraentes para os jovens e até mesmo para muitos adultos, parece haver um magnetismo que prende as pessoas à tela. A palavra prende, não foi usada por acaso, pois essa dependência da interação virtual pode se tornar uma espécie de prisão! Além de prejudicar a vida real pelo desperdício de tempo, as horas passadas nesses entretenimentos podem ser especialmente perigosas quando envolvem assuntos sobre flerte, namoro e sexo.

  • O jornal Mirror, do Canadá, publicou no início de outubro/2012 uma reportagem sobre o suicídio de uma moça, que após sofrer com o chamado bullying virtualdurante anos resolveu tirar a própria vida. Tudo começou quando ela mostrou os seios em uma sala de bate-papo, o suposto namorado, divulgou as imagens por toda web e fez com que ela fosse ofendida, humilhada e perseguida em sua escola e todos outros lugares que frequentava. O criminoso descobria para onde ela se mudava e enviava as imagens para todos que ela conhecia.

  • Casos extremos como esse podem ocorrer com pouca frequência, mas servem para alertar os pais sobre o tipo de problema com que seus filhos podem se deparar ao trocar mensagens de conteúdo sexual através da internet ou telefones. Mesmo que não sejam vítimas de perseguição declarada, as imagens e palavras postadas não podem ser apagadas, uma vez enviadas, podem ser gravadas por outras pessoas e usadas como bem entenderem. Não é raro encontrar pessoas com graves distúrbios psicológicos utilizando a rede com identidades falsas com o intuito de prejudicar.

  • Os jovens precisam de orientação e supervisão constantes, pois sua ingenuidade e inexperiência pode colocá-los em situações em que sofrerão e se envergonharão posteriormente, portanto, considere bem todos esses fatores antes de dar a seus filhos um celular que pode ou não ser necessário. Se você tem um adolescente em casa, seguem alguns tópicos para uma boa conversa em relação aos meios de comunicação:

  • Não torne pública sua vida particular

  • O hábito de postar tudo que se pensa e faz em blogs, Facebook, Orkut, Twitter e outros meios de interação virtual, torna assuntos que deveriam ser pessoais, acessíveis a incontáveis pessoas. Ensine seus filhos a se protegerem, dando valor à sua privacidade, a pensar duas ou mais vezes antes de expor suas fotos, mesmo as mais decentes. Aconselhem a manter desligada a web cam e jamais enviar fotos sensuais, com ou sem roupas, seja através de mensagens particulares via celular ou não.

  • Advertisement
  • Não confie em desconhecidos

  • Treine seus filhos para serem naturalmente desconfiados, afinal, existe muita maldade no mundo. Os jovens costumam deixar-se enganar facilmente por um rostinho bonito ou uma conversa cativante, e em poucos dias são capazes de afirmar que conhecem determinada pessoa, só porque passaram muitas horas trocando mensagens. Ensine-os a estabelecerem critérios rigorosos para selecionar seus amigos e a colocarem limites seguros nas conversas e interações.

  • Quando já se estabeleceu um vício, pode ser necessário retirar seu acesso ao computador e celulares

  • Isso certamente, o deixará furioso, por isso, é importante conversar bastante e não o deixar isolado.

  • Experimente convidar os amigos de verdade para frequentar sua casa, dê um pouco de liberdade para seus filhos darem uma festinha (supervisionada) de vez em quando, e assim redescobrir o valor dos relacionamentos reais, respeitosos e saudáveis.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Como conversar com seu adolescente sobre sexting (troca de mensagens sexuais)

Dicas para os pais acompanharem de perto a vida de seus/suas filhos e conhecerem os desafios da nova geração.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr