Dicas de como fazer seu filho deixar as fraldas

Fazer os filhos abandonarem as fraldas é uma tarefa que requer muita paciência dos pais.

962 views   |   7 shares
  • Um dos maiores desafios para os pais é fazer com que a criança abandone de vez as fraldas. Afinal, além de ser um gasto a mais no orçamento, os pais geralmente temem que fazer a criança usar o vaso sanitário ou o penico seja, quem sabe, uma missão impossível. São raros os casos de crianças que deixam as fraldas com facilidade por dois motivos:

  • Primeiro

  • , porque a fralda é a companhia mais constante da criança desde o seu nascimento. Por isso, embora não seja nada de mais para os outros, a fralda tem um valor sentimental muito forte para a criança, e exigir o desapego de uma hora para a outra é o mesmo que desejar que você esqueça uma grande paixão num piscar de olhos. Não é exagero, não! A fralda é muito importante para seu filho, por isso, tirá-la da vida dele requer muito jogo de cintura e paciência.

  • Segundo

  • , porque a criança demora a ter controle sobre a micção e a evacuação. Ou seja, para que a criança aprenda a “segurar” o xixi e o cocô até chegar ao vaso é necessário um certo treinamento. Ela vai fazer suas necessidades muitas vezes fora do lugar até se acostumar com a novidade, e aprender a ter controle total sobre o esfíncter.

  • Como os pais devem agir

  • A partir de um ano e meio, os pais já podem começar a tentativa de retirar a fralda da criança, já que é nessa fase que ela começa a falar e controlar o xixi. Claro que algumas crianças podem começar a ter esse controle antes ou depois dessa idade. A época mais adequada é o verão, já que a criança pode ficar à vontade e não precisa usar roupas grossas e difíceis de secar, e correrá menos risco de ficar doentinha.

  • Veja algumas dicas importantes:

    • Aquele que estiver tentando tirar a fralda deve antes explicar para a criança que ela está ficando grandinha e já pode fazer xixi no vaso ou no penico.

    • Depois, a criança deve ser levada ao banheiro a cada meia hora, e ficar por um tempo considerável. É normal que algumas vezes ela não faça xixi. Por isso, alguns estímulos podem ajudar, como a água da torneira ligada, a criança também pode beber um pouco de água enquanto está sentadinha.

    • É importante que os pais deixem a criança sem fralda quando estiverem ensinando-a a usar o banheiro. Assim, quando ela deixar escapar, os pais podem ver e levá-la correndo ao banheiro. E então explicar que xixi e cocô devem ser feitos no vaso ou penico. Além disso, a criança vai se sentir desconfortável se ficar molhada ou suja, e aos poucos vai entender que é muito melhor fazer no lugar certo.

    • Toda vez que a criança fizer xixi ou cocô no lugar certo, os pais podem fazer uma “festa”, dando os parabéns, batendo palmas e mostrando alegria. Esse é um grande estímulo para a criança, além de um alerta de que ela está no caminho certo.

  • Advertisement
  • A paciência dos pais deve ser constante. Por isso, a criança não pode jamais ser criticada severamente por ter feito suas necessidades no lugar errado. Maus-tratos nessa fase podem gerar traumas psicológicos na criança, e futuramente, ela poderá ter sérios problemas emocionais. Outras dicas você pode encontrar aqui. E para mais informações sobre como é funcionamento do corpo nessa fase da vida, acesse este livro em pdf da biomédica Marisa Laporta Chudo, mestre em Educação em Ciências da Saúde.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Dicas de como fazer seu filho deixar as fraldas

Fazer os filhos abandonarem as fraldas é uma tarefa que requer muita paciência dos pais.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr