Dicas de como fazer seu filho deixar as fraldas

Fazer os filhos abandonarem as fraldas é uma tarefa que requer muita paciência dos pais.

Marcia Denardi

Um dos maiores desafios para os pais é fazer com que a criança abandone de vez as fraldas. Afinal, além de ser um gasto a mais no orçamento, os pais geralmente temem que fazer a criança usar o vaso sanitário ou o penico seja, quem sabe, uma missão impossível. São raros os casos de crianças que deixam as fraldas com facilidade por dois motivos:

Primeiro

, porque a fralda é a companhia mais constante da criança desde o seu nascimento. Por isso, embora não seja nada de mais para os outros, a fralda tem um valor sentimental muito forte para a criança, e exigir o desapego de uma hora para a outra é o mesmo que desejar que você esqueça uma grande paixão num piscar de olhos. Não é exagero, não! A fralda é muito importante para seu filho, por isso, tirá-la da vida dele requer muito jogo de cintura e paciência.

Segundo

, porque a criança demora a ter controle sobre a micção e a evacuação. Ou seja, para que a criança aprenda a “segurar” o xixi e o cocô até chegar ao vaso é necessário um certo treinamento. Ela vai fazer suas necessidades muitas vezes fora do lugar até se acostumar com a novidade, e aprender a ter controle total sobre o esfíncter.

Como os pais devem agir

A partir de um ano e meio, os pais já podem começar a tentativa de retirar a fralda da criança, já que é nessa fase que ela começa a falar e controlar o xixi. Claro que algumas crianças podem começar a ter esse controle antes ou depois dessa idade. A época mais adequada é o verão, já que a criança pode ficar à vontade e não precisa usar roupas grossas e difíceis de secar, e correrá menos risco de ficar doentinha.

Veja algumas dicas importantes:

Advertisement
  • Aquele que estiver tentando tirar a fralda deve antes explicar para a criança que ela está ficando grandinha e já pode fazer xixi no vaso ou no penico.

  • Depois, a criança deve ser levada ao banheiro a cada meia hora, e ficar por um tempo considerável. É normal que algumas vezes ela não faça xixi. Por isso, alguns estímulos podem ajudar, como a água da torneira ligada, a criança também pode beber um pouco de água enquanto está sentadinha.

  • É importante que os pais deixem a criança sem fralda quando estiverem ensinando-a a usar o banheiro. Assim, quando ela deixar escapar, os pais podem ver e levá-la correndo ao banheiro. E então explicar que xixi e cocô devem ser feitos no vaso ou penico. Além disso, a criança vai se sentir desconfortável se ficar molhada ou suja, e aos poucos vai entender que é muito melhor fazer no lugar certo.

  • Toda vez que a criança fizer xixi ou cocô no lugar certo, os pais podem fazer uma “festa”, dando os parabéns, batendo palmas e mostrando alegria. Esse é um grande estímulo para a criança, além de um alerta de que ela está no caminho certo.

A paciência dos pais deve ser constante. Por isso, a criança não pode jamais ser criticada severamente por ter feito suas necessidades no lugar errado. Maus-tratos nessa fase podem gerar traumas psicológicos na criança, e futuramente, ela poderá ter sérios problemas emocionais. Outras dicas você pode encontrar aqui. E para mais informações sobre como é funcionamento do corpo nessa fase da vida, acesse este livro em pdf da biomédica Marisa Laporta Chudo, mestre em Educação em Ciências da Saúde.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.