Como os filhos podem ajudar a estabelecer as regras da casa

As regras familiares podem ser, não só importantes, como também agradáveis.

3,922 views   |   2 shares
  • Pode parecer mentira, mas as crianças não só precisam de regras, como gostam delas. O problema é que muitos pais impõem regras aos filhos de uma maneira que, ao invés de agradáveis, elas se tornam um fardo. As regras são importantes em um lar. Elas dão direção e possibilitam que as pessoas conquistem suas metas de forma mais proveitosa e prazerosa. E se forem impostas de maneira sutil e branda, mas desde cedo, as crianças vão encará-las como um hábito e se acostumarão com elas como se fossem qualquer outra atividade diária.

  • Regra é para todos

  • Algo que muitas vezes deixa os filhos confusos e irritados é o fato de os pais estabelecerem regras, mas não fazerem muita questão de cumpri-las. Como em vários outros artigos já escritos aqui, o exemplo é a melhor maneira de ensinar. Por isso, se você quer que seu filho siga as regras de boa vontade, comece por você, e mostre a ele que obedecer às regras faz muito bem. Assim, ele se sentirá motivado a fazer o mesmo.

  • Definir regras em família

  • Claro que os pais são os líderes do lar, e a autoridade máxima é deles. Mas uma boa tática para que as regras sejam cumpridas de forma prazerosa é fazer com que os filhos participem da definição delas, como se fosse um grande conselho. Dessa forma, as crianças aprendem a disseminar melhor o que é certo e errado, e o que é regra e uma simples sugestão.

  • Como definir as regras

  • Quando a família for determinar as regras do lar, é importante que as deixem claras e em um local visível para todos. Por isso, é importante escrevê-las em um papel para que não se tornem flexíveis e não haja a menor dúvida a respeito de como elas devem ser cumpridas e de sua importância para a ordem e disciplina do lar.

  • Um dos passos importantes para a definição das regras é organizá-las. Do mesmo modo que se faz em empresas, ou em jogos. Também é importante que sejam escritas em ordem numérica. Outro detalhe que pode tornar as regras amenas, mas ainda assim, sérias, é escrevê-las de forma descontraída, por exemplo:

  • 1. Já está sabendo? Aquele que sujar tem que limpar.

  • 2. Pra que gritar, se ninguém aqui é surdo?

  • Métodos assim, no entanto, podem não servir para crianças, já que elas podem não entender. Nesse caso, seria interessante a criança participar da “confecção” das regras. Enquanto os pais as definem e as escrevem de forma clara, a criança pode procurar por figuras ou mesmo desenhar algo que possa ilustrá-las, já que dessa forma, a criança conseguirá associá-las mais facilmente. No site do seriado Suppernanny veiculada na emissora SBT, há algumas ideias.

  • Advertisement
  • Os pais precisam se certificar de que as crianças estejam entendendo as regras, e principalmente, lembrá-las aos filhos sempre que elas forem descumpridas. Também devem pedir sugestões aos filhos sobre algumas regras das quais tenham se esquecido. Dessa forma, a criança se sentirá importante e a regra ficará clara para ela. E lembre-se de que você deve explicar o que cada regra significa, e como ela deve ser cumprida. Não adianta nada você insistir que a criança guarde os brinquedos no lugar, sem antes mostrar a ela como fazê-lo. Pode ser simples para um adulto, mas para a criança requer esforço e compreensão, como qualquer outra lição que ela esteja aprendendo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Como os filhos podem ajudar a estabelecer as regras da casa

As regras familiares podem ser, não só importantes, como também agradáveis.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr