Encorajando seu filho adolescente a se preparar para a faculdade

A realidade do mundo hoje é que os mais bem preparados conseguem os melhores empregos, e quem possui ensino superior completo tem a vantagem.

1,669 views   |   1 shares
  • A realidade do mundo hoje é que os mais bem preparados conseguem os melhores empregos, e quem possui ensino superior completo tem a vantagem.

  • Todos os pais querem preparar seus filhos para serem independentes e bem-sucedidos na vida, serem capazes de sustentar suas famílias e terem uma vida confortável.

  • Estudar é a chave. Mas o encorajamento da criança e do adolescente deve ser de forma que ele sinta o prazer nisso, não obrigação. Pais muitas vezes incutem na cabeça dos filhos que eles querem que o filho seja engenheiro, advogado ou médico. Respeitar a vocação de seu filho e ajudá-lo a conhecer e desenvolver seus talentos é garantir que seu futuro adulto esteja realizado e feliz com o que faz. Não desconte suas próprias frustrações nos filhos, ao invés disso, dê-lhes asas para descobrir e fazer o melhor que podem.

  • O que fazer:

    1. Ajudá-los a descobrir talentos desde cedo, incentivando atividades diversas para que descubram o que gostam de fazer.

    2. Incentive os sonhos da criança e como realizá-los.

    3. Incentivar a tirar boas notas e criar rotinas de estudo que criem o hábito de estudar e experimentar o sucesso na escola, não pulando anos.

    4. Acompanhar o progresso, estando ciente das notas dos filhos.

    5. Ajudar com o gerenciamento do tempo para que tenham atividades que equilibrem deveres e direitos, lazer e voluntariado.

    6. Abrir uma poupança, e ajudá-lo a entender a importância de guardar dinheiro para a faculdade.

    7. Ouvir a criança, o que ela gosta de fazer e em quê encontra prazer.

    8. Ensinar por exemplo que o sucesso depende de trabalho árduo, que os anos da faculdade não serão fáceis, e que ela deve focar no estudo e aprendizado e tirar o melhor proveito.

    9. Apresentar alternativas, como listar as faculdades, o método de ingresso nas mesmas, o estudo necessário para passar no vestibular, a necessidade de cursinho.

    10. Balancear a necessidade de fazer um curso superior com o treinamento em uma carreira para usar na prática o que aprende na escola, como um emprego ou um curso técnico.

  • Para motivar os adolescentes ainda mais a quererem e terem sucesso na universidade, programas como os que o CNPq apresenta para jovens estudantes, ou alternativas de bolsas de estudo e financiamento são um grande apoio. Alguns exemplos são as bolsas estaduais que algumas universidades providenciam, e o aluno presta trabalhos em troca, ou o Fundo de Financiamento ao Estudante (Fies) através do governo federal, ou o Programa Universidade para Todos (ProUni) que admite estudantes que obtiveram uma média superior a 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

Encorajando seu filho adolescente a se preparar para a faculdade

A realidade do mundo hoje é que os mais bem preparados conseguem os melhores empregos, e quem possui ensino superior completo tem a vantagem.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr