Como lidar com problemas familiares

Os problemas familiares afetam todas as famílias, pois nenhuma família é perfeita. Mas podemos procurar maneiras para solucionar os conflitos que, porventura, possam surgir em nosso lar.

Elaise G. Lima

Não existe família perfeita. Certamente você já ouviu essa frase antes. E certamente, como membro de uma família, você já presenciou alguns conflitos em seu próprio lar.

Problemas familiares nos abalam profundamente e suas consequências podem ser bem prejudiciais, não apenas no lar, pois alguns problemas podem comprometer nosso desempenho no trabalho, na escola, enfim, em nossa vida social.

Todos nós gostaríamos de evitar as contendas e termos uma vida feliz, mas independente da nossa vontade, os conflitos acontecem e procurar um meio de solucioná-los é a única coisa que nos resta. Observe algumas dicas que podem nos ajudar com os problemas familiares:

1. Mantenha a calma e seja paciente com a pessoa que está ocasionando o problema

. Discutir, criticar, são coisas que não ajudam a solucionar nenhum conflito, ao invés disso, só pioram a situação.

2. Não julgue

. Nem sempre a pessoa que está ocasionando o problema tem essa intenção. Algumas vezes ela está apenas confusa e precisando de ajuda, de conselhos.

Advertisement

3. Seja perseverante

. Não desista de ninguém, por mais problemas que uma pessoa acarrete, ela precisa de ajuda e de alguém que a apoie. Mesmo que a pessoa não mude, nem se arrependa de seus atos, não devemos desistir de ajudá-la.

4. Seja amigo

. Muitas vezes algumas pessoas são tão carentes que a única maneira que ela encontra para buscar ter a atenção que necessita é se envolver em problemas para assim poder se tornar o centro das atenções. Às vezes, só um pouco mais de companhia resolve.

5. Não proteja atitudes erradas

. Em nenhuma hipótese devemos proteger atitudes errôneas de um dos membros da família. Se algo está prejudicando a vida familiar, ou a própria pessoa, isso deve ser dito. Não devemos procurar camuflar os erros de ninguém, mas ajudar a encontrar a solução mais viável.

6. Perdoe

. Algumas pessoas costumam magoar seriamente outras. E esse ferimento se torna maior quando é alguém da nossa própria família o responsável. Uma vez que da família sempre esperamos amor, carinho e compreensão, quando o oposto disso acontece costuma ser catastrófico. Para todo o caso, o perdão costuma fazer milagres, tanto para o agressor quanto para a pessoa ofendida.

Em todo o caso, o amor nos ajuda vencer os obstáculos que surgem em nossas vidas. Quando amamos nossa família, somos fortes o suficiente para lidarmos com os conflitos e procurarmos ajudar nossa família seja em qualquer situação. Nunca iremos encontrar o “manual de instruções da família feliz”, mas cada família conhece seus membros, sabe os pontos positivos e negativos de cada um, e sabe do que cada um necessita para que os problemas sejam amenizados e a vida de todos se torne mais feliz.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Elaise G. Lima

Elaise Lima é revisora de textos. Atua como editora-chefe para o site familia.com.br.