Como ensinar sua família a se proteger contra o câncer

? Dicas para serem implantadas no dia a dia de forma a ter uma vida mais saudável e se prevenir contra o câncer.

517 views   |   shares
  • _Câncer é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células, o que leva à formação de um tecido anormal: o tumor. Quando há disseminação de células cancerosas para outras regiões do corpo e formação de tumores secundários, trata-se de uma metástase. Alguns tipos de câncer, como a leucemia, não formam tumores. (Notícias IG)

  • A formação do câncer pode ser induzida por fatores internos (herança genética) ou externos. Em em alguns casos, por ambos simultaneamente. Mas na maioria das vezes, no entanto, a doença está associada aos fatores externos (ambientais). Sendo assim, há muito que se pode fazer para prevenir! As dicas a seguir são generalizadas, abrangem vários tipos de câncer. Para proteger sua família adote os seguintes hábitos:

    • Mantenha o peso ideal, o ganho de peso e a obesidade aumentam o risco de desenvolver vários tipos de tumores, incluindo o câncer de intestino e de mama. Faça uma atividade física por pelo menos 30 minutos por dia.

    • Evite bebidas muito adocicadas, usando pouco ou nenhum açúcar. Elimine refrigerantes (especialmente os a base de cola), sucos artificiais, alimentos gordurosos e diminua o máximo possível o consumo dos aditivos químicos, que estão quase sempre presentes nos alimentos industrializados.

    • Coma várias porções de vegetais, frutas, cereais e legumes. Pesquisas mostram que esses alimentos podem proteger contra câncer de boca, estômago e intestino. Substitua o óleo por azeite de oliva sempre que possível.

    • Limite o consumo de carnes vermelhas e evite alimentos processados, como bacon, salame, salsicha, presunto e conserva de carne bovina.

    • Limite o consumo de alimentos salgados, evidências mostram que sal e alimentos conservados com sal provavelmente causam câncer de estômago. Tente usar ervas e especiarias naturais para temperar suas refeições.

    • Nunca consuma bebidas alcoólicas, nem tabaco ou qualquer tipo de cigarro.

    • Evidências mostram que amamentar protege as mulheres do câncer de mama, que é a maior causa de morte entre as brasileiras. Também é importante manter-se atenta a qualquer alteração nas mamas, como: aparecimento de nódulo (ou caroço), alteração na forma, tamanho ou aspecto da pele e saída de secreção pelos mamilos. A mamografia detecta tumores muito menores do que os que são perceptíveis no autoexame.

    • Trate lesões pré-malignas, por exemplo – retirar lesões do colo uterino antes que se tornem malignas, para prevenir câncer de colo uterino.

    • Faça exames médicos periódicos. Doenças como o câncer no testículo, próstata, útero, mamas, entre outros, podem ser tratados mais facilmente quando diagnosticados no início.

    • Algumas infecções não tratadas (ou tratadas insuficientemente) podem dar início à doenças mais sérias, como câncer, por isso, sempre dê a devida atenção a qualquer infecção.

    • Tome cuidado com produtos químicos como pesticidas e com a exposição repetida e prolongada a gasolina, diesel, arsênico, berílio, cloreto de vinil, cromados, gás mostarda e certos éteres, pois podem resultar em vários tipos de câncer.

    • A exposição prolongada e frequente aos raios solares causa o câncer de pele, extremamente recorrente no Brasil. Evite se expor ao sol nos horários mais quentes (10h às 16h) e quando tiver que fazê-lo, use roupas que protejam o corpo e bonés para cabeça/rosto. Sempre use protetor solar, mas prefira os que não contém vitamina A, pois pesquisas recentes acusam esse componente de acelerar o câncer de pele. Evite também os cremes que contém oxybenzone pois é uma substância que interrompe a ação hormonal, penetrando na pele e entrando no sistema sanguíneo. (Revista Galileu).

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Como ensinar sua família a se proteger contra o câncer

? Dicas para serem implantadas no dia a dia de forma a ter uma vida mais saudável e se prevenir contra o câncer.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr