10 Dicas para cuidar da pele oleosa

Você terá uma pele muito mais saudável e sequinha se seguir essas 10 dicas.

Erika Strassburger

A oleosidade ou sebo, produzidos pelas glândulas sebáceas, tem uma função muito importante para a pele. “Tem ação de proteção e de tornar a pele e os pelos à prova d’água, prevenindo-os de se tornarem secos, ou quebradiços. Ele também pode inibir o crescimento de microrganismos na pele.” Além disso, a pele oleosa tende a formar rugas tardiamente.

O excesso de oleosidade, entretanto, não somente é algo que incomoda muito e causa constrangimento em adolescentes e adultos, como pode levar ao aparecimento de acne e dermatite seborreica, entre outros. A acne forma-se quando o sebo bloqueia os poros e eles infeccionam. O ato de coçar e espremer as espinhas ou cravos pode agravar a infecção, deixando manchas, cicatrizes e ferimento.

Vários fatores causam o excesso de oleosidade na pele:

  • Predisposição genética.

  • Alterações hormonais.

    Advertisement
  • Alimentação rica em gordura.

  • Consumo exagerado de doces.

  • Intestino preso.

  • Poucas horas de sono.

  • Excesso de higienização na pele (efeito rebote).

    Advertisement
  • Pouco consumo de água.

  • Excesso de exposição ao sol.

  • Higienização precária.

Veja o que você pode fazer para diminuir a oleosidade da sua pele:

1. Consuma mais frutas, verduras e alimentos ricos em fibras

Melhorando o trânsito intestinal, você terá uma pele mais saudável.

Advertisement

2. Coma somente a quantidade de gordura que seu corpo precisa

Dê preferência a gorduras vegetais (óleos e azeites) e às contidas nas nozes, castanhas, e outras oleaginosas. As frituras são inimigas da pele. Fique longe delas.

3. Tome muita água (cerca de 2 litros ao dia)

Só não exagere. Água demais faz mal à saúde.

4. Durma bem

Um adulto precisa de 7 a 8 horas de sono e um adolescente, de 9 a 10 horas.

5. Use filtro solar diariamente

Ao escolher o protetor solar, dê preferência aos veículos não oleosos. Se não encontrar no mercado, encomende em uma farmácia de manipulação. Estes costumam ser mais baratos. Use o fator de proteção de acordo com a tonalidade da sua pele. Peles mais claras exigem fatores de proteção mais altos.

Mesmo com filtro solar, mantenha-se abrigado do sol em horários de risco.

Advertisement

6. Use hidratantes, bases e outras maquiagens com o rótulo “Oil-free” (sem oleosidade) e não comedogênico (que não entope os poros).

7. Procure ficar o máximo de tempo que puder sem maquiagem

A pele precisa “respirar”.

8. Evite lavar a pele muitas vezes ao dia

Aí entra o efeito rebote. Ao lavá-la demais, o organismo começa a repor a oleosidade perdida com bastante velocidade. Você não pode deixar a pele sem oleosidade alguma. Preocupe-se somente com o excesso.

O ideal é lavá-la de manhã e à noite com um sabonete específico para o rosto.

9. Faça uma limpeza diária da pele, à noite, da seguinte forma

  • Lave bem a pele, segundo as orientações dadas no item 7.

    Advertisement
  • Passe uma loção adstringente sem álcool. Os princípios ativos indicados são hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol, que ajudam a controlar a oleosidade e têm ação anti-inflamatória.

  • Hidrate-a, segundo recomendações do item 6.

  • A cada 15 dias, faça uma esfoliação com produtos específicos. Obedeça às instruções do rótulo. Ela deve ser feita antes da tonificação.

10. Dê um cuidado especial à pele com acne

Consulte um dermatologista para saber o que fazer para tratar a pele lesionada. Ele poderá lhe indicar um tratamento à base de produtos como ácidos e antibióticos, dependendo da gravidade das lesões. Jamais se automedique.

Mulheres com excesso de oleosidade na pele e acne devem submeter-se a uma avaliação hormonal. Se for constatada uma alteração nos hormônios, um tratamento para corrigi-la poderá resolver também a oleosidade. Para isso, consulte sua ginecologista.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.