Vamos acordar!

? Dicas para preparar seu filho para a manhã seguinte, de forma a evitar o estresse e correria.

Marcelo Bighetti

Quem tem filhos pequenos sabe que não é tão simples prepará-los para irem à escola no período da manhã. Em meio ao sono, reclamações são comuns e choros não são raros.

Todos meus quatro filhos tiveram a oportunidade de estudarem em algum momento pela manhã, e uma coisa posso afirmar com certeza: para cada um tivemos que aplicar uma rotina e método diferentes.

NA VÉSPERA

Ir para a cama cedo

Parece algo óbvio, mas fazer os filhos irem cedo para a cama se tornou uma luta nos dias atuais. Procure diminuir o ritmo das atividades na casa pelo menos uma hora antes do horário estipulado para dormir, desligando a TV e computadores, fazendo com que parem as brincadeiras, etc., para que desta forma possam ir se “acalmando”.

Material escolar

Confira com os filhos se todo o material necessário para as aulas do dia seguinte estão separados e dentro da mochila.

Separar as roupas

É incrível, mas toda a roupa que precisamos colocar em nossos filhos resolvem se esconder pela manhã, e quanto mais atrasados estamos, mais difícil o esconderijo. Deixe todo o uniforme escolar já separado.

Advertisement

PELA MANHÃ

Tempo

Quando estamos atrasados fazemos tudo de forma desesperada, e começar o dia desta maneira com certeza afetará o humor de nossos filhos. Procure saber o tempo necessário para que tudo seja feito de forma tranquila. Se você necessita de 45 minutos, acorde com uma hora de antecedência para ter alguns minutos de reserva para eventuais emergências, como um copo de leite derramado na roupa do filho.

Como acordar

Como pais sabemos qual o melhor jeito de acordar cada filho. Com certeza temos conhecimento se acordarmos o filho tal da maneira “a” ele vai levantar com um péssimo humor, mas esta mesma técnica funciona bem com o outro filho. Assim devemos nos atentar a este simples ato.

Desjejum

Dizem que a primeira refeição do dia é a mais importante. Muitos países não possuem na cultura o hábito de se comer muito pela manhã, e também nem todos assim o preferem. De qualquer forma os filhos precisam sair de casa com um mínimo de nutrição. Um copo de leito ou suco, junto com torradas ou biscoitos já é suficiente.

Conversar

Muitos adoram começar o dia falando, outros preferem ficar mudos. Respeite a preferência de cada um.

Atividade enquanto espera

Talvez seja interessante deixar os filhos assistirem TV, jogar vídeo game ou ouvir música, caso já esteja tudo pronto, para que não seja um tempo massante de espera.

Advertisement

Quebre a rotina

A rotina é bem importante para que nossos filhos se acostumem com as responsabilidades, mas seria muito interessante quebrar esta rotina matinal, pelo menos umas duas vezes ao mês. Faça um desjejum especial.

A maneira como iniciamos o dia de nossos filhos contribuirá de forma significativa para o humor e desempenho deles na escola.

Toma un momento para compartir ...

Marcelo Bighetti

Marcelo Bighetti é brasileiro. Além de escritor de fantasia e ficção científica é designer gráfico. Contato através do email mbighetti@gmail.com ou pelo blog www.marcelobighetti.blogspot.com.