Como manter a motivação na vida

Algumas atitudes capazes de estimular e manter o bom ânimo no dia a dia.

1,494 views   |   shares
  • Motivação nada mais é do que uma necessidade insatisfeita que a pessoa deseja atender e que a leva a realizar determinadas ações. É fundamental para qualquer coisa que se faça na vida, sobretudo para aquelas que exigem grande esforço. A verdadeira motivação é interna, ou seja, é aquela que desenvolvemos e mantemos em nós mesmos, mais isso em nosso dia a dia não é tarefa fácil.

  • No entanto é possível desenvolver algumas ações que podem ser estimulantes e provocar maior disposição:

  • 1- O autor e palestrante emocional americano Zig Ziglar afirmava que: “As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho – e é por isso que ele é recomendado diariamente”. É preciso cultivar continuamente o bom ânimo e lutar contra o abatimento diante de dificuldades.

  • 2- Situações estimulantes, embora sejam passageiras, são muito úteis para manter a motivação. Elas podem ter origem externas como quando a pessoa se sente amada, valorizada e reconhecida.

  • 3- Mas o fundamental são as razões internas, as que dependem de nós mesmos e são resultados da autoconfiança. Assim, admirar a nós mesmos através de ações que consideramos importantes é garantir motivação duradoura.

  • 4- Quando aprendemos a nos conhecer, consequentemente distinguimos os motivos que nos provocam o bom ânimo e entendemos nossas aspirações mais profundas. Passamos, assim, a vincular nossa autoestima com o que conhecemos a nosso respeito. Buscar autoconhecimento é fundamental para o nosso bem-estar, pois, nos incentiva à dedicação do que consideramos realmente mais importante.

  • 5- Motivação significa o que MOTIVA a AÇÃO. Assim, para que nos sintamos mais motivados, necessariamente necessitamos de um desejo, um desafio, uma vontade que nos impulsione. É, pois, importante traçar objetivos desafiadores.

  • 6- Pessoas que passaram por grandes traumas ou que estejam mentalmente comprometidas podem não conseguir motivar-se por si só e então precisam de ajuda médica e psicológica. Mas é preciso ter cuidado para evitar o uso de medicamentos estimulantes sem receita médica. Isso é sempre um grande perigo!

  • 7- A realização intelectual e o crescimento pessoal são relevantes; quem busca o conhecimento é mais confiante e está sempre disposto a desafiar-se.

  • 8- Manter bons relacionamentos na família, com amigos e colegas é muito estimulante; a vida social tem papel relevante para qualquer pessoa.

  • 9- Para nos sentirmos satisfeitos precisamos encontrar atividades que tenham significado em nossas vidas e nos façam sentir capazes e úteis. Por isso prestar serviços voluntários a favor da humanidade ou do planeta é fonte de grande satisfação.

  • Advertisement
  • 10- Chegar a um estágio de motivação constante depende de um processo de transformação pessoal; assim é essencial que cultivemos valores espirituais que mantenham o nosso equilíbrio psicológico.

  • Lembrando Richard Barrett, em seu livro Liberating the Corporate Soul: "Nós nos sentimos motivados para fazer algo somente quando isso nos beneficia de alguma forma". Então: interesse-se pela vida e se mantenha motivado e feliz!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Como manter a motivação na vida

Algumas atitudes capazes de estimular e manter o bom ânimo no dia a dia.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr