5 dicas financeiras para as famílias de baixa renda

Viver com uma renda baixa não é uma tarefa fácil, mas com muita organização, força de vontade e equilíbrio é possível atender as necessidades da família e ainda fazer uma reserva.

7,358 views   |   46 shares
  • Muitas pessoas se perguntam como sobreviver com uma renda baixa, como pagar as contas fixas como água, luz, gás, alimentação, transporte, remédios, entre outros, ganhando pouco. Não existe uma fórmula milagrosa, existem conselhos que muitos economistas dão, que ajudam as pessoas a se organizarem e aprenderem a administrar melhor o seu orçamento.

  • Veja cinco dicas que certamente o ajudarão:

  • 1. Ajuste a sua vida financeira dentro de um orçamento

  • Faça um levantamento de todos os seus gastos, até mesmo aqueles que parecem insignificantes e de suas receitas (salários, bicos, etc.). Anote os valores numa planilha que você poderá baixar do site Brasil.gov. Nessa planilha há campos suficientes para introduzir detalhadamente sua movimentação financeira.

  • Anote todos os gastos dos quais se lembrar. Veja bem, o simples costume de chupar um picolé que custa R$ 1,50, durante 5 dias na semana, representará em torno de R$ 33 reais mensais. Então, não ignore os detalhes.

  • Depois de toda a anotação, você estará ciente do quanto realmente gasta por semana e por mês (a planilha dá as duas possibilidades). Você saberá se gasta mais ou menos do que ganha. Se chegar à conclusão de que está gastando mais do que ganha, comece fazendo cortes nos gastos. Vá cortando os supérfluos até que suas despesas sejam menores que a receita.

  • Empregue os mais tenazes esforços para gastar somente aquilo que está estipulado na planilha. Tente fugir das tentações. Lembre-se de reservar uma quantia para emergências, como comprar um medicamento, pegar um táxi, etc.

  • 2. Pesquise muito bem antes de qualquer compra

  • O dinheiro é escasso, mas o ânimo deve ser abundante. Anime-se para fazer pesquisa de preço antes de efetuar uma compra. Não faça sua compra de alimentos para o mês todo. Identifique os dias de promoções. No artigo Como Alimentar sua Família com um Orçamento Apertado há várias dicas importantes sobre como economizar na hora das compras.

  • 3. Fuja dos juros

  • Os juros praticados no mercado brasileiro são surreais. Eles podem ser a causa da ruína financeira de uma família. Muitas pessoas compram eletrodomésticos, roupas e outros produtos em 15 ou 20 vezes e acabam pagando até 50% a mais do que pagariam se tivessem comprando à vista. Os cartões de crédito e cheques especiais podem ser grandes vilões quando a pessoa não consegue ter controle sobre seus gastos.

  • Advertisement
  • Por isso, pague suas contas em dia. Pague o total da fatura dos cartões de crédito e evite usar o limite do cheque especial. Se você tem dificuldade de controlar-se, então quebre seus cartões de crédito. Cancele os talões de cheque e use somente o cartão de débito.

  • Em vez de comprar algo a prazo, com juros, junte dinheiro e compre à vista. Vai ser um grande exercício de paciência e autocontrole. Vale a pena o esforço.

  • 4. Saiba distinguir o desejo da necessidade

  • Se você tem a real intenção de viver dentro do seu orçamento, você precisa praticar a frugalidade. Muitas coisas compradas não são necessárias, são simples objetos de desejo. Reaproveite aquilo que não está sendo usado. Conserte o que estragou. Não queira ter uma TV de 42” se você tem outra menor que funciona perfeitamente. Se você se considera consumista, tente colocar um freio nesse impulso de comprar.

  • Uma boa dica é sair de casa com o dinheiro necessário para fazer somente o que você está planejando. Por exemplo, antes de ir ao mercado, faça uma lista do que precisa comprar e coloque na carteira somente o dinheiro para pagar aqueles itens. Não tenha vergonha de andar com o dinheiro contado. Vergonhoso é dar calote.

  • Vivemos numa época em que o consumismo impera e acaba sendo um determinante do valor de uma pessoa. Ou seja, quanto mais posses a pessoa tem, maior é o seu prestígio. Muitas pessoas, temendo serem rejeitadas ou consideradas inferiores pelo seu grupo, acabam comprando não porque precisam, mas para mostrar que também "podem", que também “são alguém".

  • Essa é uma terrível forma de enxergar a vida e as pessoas, desvia a atenção dos verdadeiros valores do ser humano e focaliza no superficial. É claro que muitas pessoas têm essa noção e não se deixam envolver por essa armadilha. No entanto, muitas outras caem nessa cilada. E quem pagará a altíssima conta final não serão os amigos para quem elas queriam provar alguma coisa, serão elas mesmas.

  • 5. Guarde dinheiro

  • Eis uma grande lição: não importa o quanto você ganha, mas como você usa o dinheiro que ganha. Qualquer pessoa pode fazer economia, independentemente de quanto ela ganha. Não importa o valor a ser economizado inicialmente. Iniciar uma economia é um passo muito importante. Quem poupa dinheiro sabe como é estimulante economizar. A pessoa sente-se encorajada a, cada vez mais, reduzir os seus gastos para aumentar o valor a ser poupado.

  • Advertisement
  • Quem tem dinheiro guardado tem a segurança de que, se ocorrer algum imprevisto, não precisará pedir emprestado ou endividar-se.

  • As dicas acima servem para todas as famílias, mesmo as com rendas maiores. Mas para as famílias de baixa renda, elas podem significar ter suas necessidades atendidas, mantendo seu nome limpo na praça e sua dignidade. 

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

5 dicas financeiras para as famílias de baixa renda

Viver com uma renda baixa não é uma tarefa fácil, mas com muita organização, força de vontade e equilíbrio é possível atender as necessidades da família e ainda fazer uma reserva.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr