10 coisas a saber quando se procura por uma escola particular

Quando estamos em busca de uma escola para nosso filho, precisamos obter muitas informações sobre o que cada uma delas tem a oferecer, se atende ? s nossas necessidades e expectativas.

Erika Strassburger

A escolha de uma escola particular não é tarefa fácil. Vários elementos devem ser analisados antes de decidirmos qual é a melhor para o nosso filho. O simples fato de ser uma escola particular não é o suficiente. É preciso avaliar a relação custo/benefício antes de fazer uma escolha.

Veja 10 coisas que você precisa saber antes de fazer a sua escolha:

1. O valor total do investimento

Não é só a mensalidade que deve ser levada em conta na hora de analisar o custo de uma escola particular. Os gastos com livros e uniformes podem representar até 20% do montante pago no ano. Verifique também a lista de materiais a serem comprados.

Você ainda poderá ter gastos extras com passeios, projetos, atividades e excursões. Algumas escolas incluem o custo das atividades extras na mensalidade. Informe-se bem sobre todos os gastos possíveis, antes de tomar sua decisão.

2. O método de ensino utilizado

Procure informar-se sobre o método adotado pela escola e busque conhecê-lo. Depois da decisão tomada, é importante que os pais compreendam o método utilizado para poderem ajudar seus filhos nas lições de casa ou em outras coisas que precisarem. Alguns métodos utilizados no Brasil são: Pedagogia Tradicional, Método Montessori, Pedagogia Waldorf, Pragmatismo, Método piagetiano ou contrutivista.

Advertisement

3. A filosofia ou teologia da escola

Para evitar conflitos entre o que é ensinado na escola e o que os pais ensinam em casa, essa é uma questão importante, especialmente para famílias religiosas.

4. Inclusão social

Se você tem um filho com necessidades especiais, esta deve ser a maior preocupação. Você deve se certificar de que a escola tenha os recursos necessários para receber seu filho. Se o prédio, as classes, os professores, o trabalho de inclusão junto aos alunos e a metodologia de ensino satisfazem as necessidades do seu filho.

5. Flexibilidade no horário de chegada e saída e turno integral

Várias escolas particulares abrem seus portões cerca de meia hora antes do início das aulas e permitem que os alunos fiquem até meia hora depois do seu término. Uma hora extra pode fazer uma grande diferença para os pais que trabalham fora.

Várias escolas também oferecem o turno integral. Pode ser mais viável (em termos financeiros, de segurança e aprendizado), quando os pais trabalham fora, optar pelo turno integral, em vez de contratar uma pessoa para cuidar do filho.

6. Atividades extracurriculares

Muitas escolas particulares oferecem, por preços irrisórios, cursos e atividades extracurriculares de vários tipos: instrumentos musicais, teatro, música, dança, esportes, etc. Para pais que pretendem matricular os filhos em algum curso no turno em que estão livres, esta é uma informação importante.

Advertisement

7. Normas e regras da escola

As escolas particulares podem ter estatutos com as normas e regras da escola, que contêm deveres e responsabilidades dos alunos e pais. As escolas mais rígidas estabelecem regras relacionadas ao namoro entre estudantes, à vestimenta, ao uso de acessórios e adornos, ao corte de cabelo, ao comportamento de uma forma geral, etc. Os alunos e pais precisam estar cientes dessas regras antes de tomar uma decisão.

Você pode questionar cada escola que visitar sobre as políticas contra o bullying. Você precisa se certificar de que a escola reconhece esse mal e emprega todos os esforços em combatê-lo.

8. Descontos e gratuidade

Se a renda familiar na sua casa é baixa, você pode solicitar gratuidade. O governo dá incentivos fiscais para as escolas particulares concederem bolsas de estudo parciais ou integrais aos alunos. Você preenche vários formulários informando sua renda e algumas despesas básicas da sua família. Esses formulários serão enviados para um conselho que decidirá se sua renda é baixa o suficiente ou se vocês atendem aos pré-requisitos para receber gratuidade.

Outra opção é solicitar um desconto. Você pode conseguir até 15%, dependendo da escola. Algumas delas dão um desconto automático para casos em que mais de um filho é matriculado. Outras estão dispostas a dá-lo, mas esperam que os pais o solicitem. Esse desconto não está sujeito à análise, como a gratuidade. Os funcionários da escola têm carta branca para concedê-lo.

9. Aulas de reforço

Em algumas escolas particulares as aulas de reforço são oferecidas sem custo extra. Outras cobram. É uma informação que deve ser considerada, principalmente se seu filho tem certa dificuldade em alguma disciplina.

Advertisement

10. Qual o índice de aprovação dos alunos no vestibular

Muitas escolas fazem questão de informar este número. É um dado interessante, mesmo a longo prazo. Ele pode representar mais aproveitamento e menos gasto no futuro.

A escolha de uma escola pode render quilômetros percorridos e horas de conversa. Todo sacrifício é válido para encontrar um ambiente em que nossos filhos aprendam, se relacionem bem, estejam seguros e sejam felizes. 

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.