Como proteger seu computador em 4 passos

Veja como proteger seu computador em 4 passos para navegar mais tranquilamente na internet.

Guilherme Kuceki

A internet trouxe facilidades incontáveis para nossas vidas e facilita o acesso a um conteúdo que cresce a cada segundo, porém nem todo mundo conhece os riscos de usar indevidamente um computador ligado à internet.

Você sabia que um computador infectado pode ser “recrutado” e usado em grandes ataques hackers sem que você saiba? Que tudo que você digita, vê e acessa pode ser monitorado por pessoas de má índole? Que um hacker pode até mesmo ativar sua webcam remotamente e ver tudo que ela estiver filmando? E que somente um antivírus instalado não vai lhe proteger de tudo isso?

Se você quer ter mais tranquilidade enquanto navega, siga esses quatro passos e torne a experiência de navegar na internet mais segura para sua família:

1- Tenha um bom antivírus instalado

Os antivírus são como os anticorpos no nosso organismo e as atualizações são como vacinas. O antivírus deve ser atualizado constantemente para que possa se defender dos novos vírus que surgem todos os dias. Existem opções excelentes e gratuitas como: Avira, AVG e Avast. Se quiser, também é possível investir e comprar um antivírus mais avançado, como o bem conceituado Kaspersky.

2- Utilize um firewall

O firewall funciona como um porteiro entre seu computador e a internet, ele bloqueia a entrada de arquivos maliciosos ou não solicitados. Um firewall gratuito e muito recomendado é o Comodo e o famoso entre os pagos é o ZoneAlarm.

Advertisement

3- Utilize um antispyware

Já o antispyware é um software que impede a coleta informações sobre você, bloqueia a exibição de anúncios ou mesmo alteração nas configurações de seu computador. Ele vai parar a instalação daquelas barras de ferramentas no navegador não solicitadas, bloquear a exibição de pop-ups e a atualização não autorizada de favoritos. O Ad-aware é uma ótima opção.

4- Todo cuidado com dados pessoais, senhas, sites e e-mails

Você pode ter muitas ferramentas de proteção em seu computador e mesmo assim abrir passagens para pessoas de más intenções coletarem suas informações e senhas. Acima de tudo, você deve ter cuidado com o que faz no computador. Dicas essenciais:

  • Não faça downloads desnecessários, muito cuidado com arquivos que tenham a extensão exe.

  • Não envie senhas através da internet e tenha senhas diferentes para sites importantes e outros sites que não precisem de tanta segurança.

  • Não clique em anúncios enganosos que prometem dinheiro ou perda de peso por exemplo, entre outras coisas.

    Advertisement

Se você quer cuidar de possíveis ameaças aos seus filhos, bloquear sites, impedir acessos a internet em determinado horário, existem ótimas ferramentas de filtros e gestão da internet que são simples de usar e baratas, leia o artigo Perigo a menos de um clique.

Também existem outras duas opções que são gratuitas como k9webprotection e Interapp control

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.