Como ganhar peso de forma saudável

Ganhar peso não significa comer bastante a vontade, pois isso pode prejudicar a sua saúde. Com as dicas deste artigo você saberá como ganhar peso de forma saudável e se sentir bem.

Guilherme Kuceki

Parece ser um sonho pras muitas pessoas a ideia de “ter que” comer guloseimas e outras divindades da culinária. Enquanto muitas pessoas buscam emagrecer, outras pessoas fazem dietas especiais para ganhar peso.

Valores normais do Índice de Massa Corporal estão na faixa de 18,5 a 24,9 Kg/m². Então, você está abaixo do peso ideal se o seu IMC indicar menos que 18,5.

Pouca ingestão de alimentos e metabolismo acelerado são alguns dos fatores que contribuem para a perda de peso involuntária. São várias as causas que podem colaborar para esse quadro, como por exemplo, problemas psiquiátricos (como a anorexia), gastrointestinais, neurológicos, além de deficiências nutricionais, infecções e tumores.

O princípio básico para engordar é ingerir mais calorias do que você gasta, isso não significa que você deve parar de fazer exercícios e começar a comer todo tipo de comida pesada e gordurosa. Procure comer porções maiores do que comia antes, mas saiba escolher os alimentos, para engordar sem prejudicar sua saúde.

Seguindo as dicas a seguir com disciplina os resultados surgirão logo mais, então se prepare para trocar as peças de seu guarda-roupa.

Advertisement

1 –

Coma regularmente: o ideal é comer de duas em duas horas. Intercale as refeições com pequenos lanches que contenham alimentos variados e nutritivos.

2 –

Carnes magras, peixes, aves sem pele, feijão, soja, ervilha e grão de bico são ricos em proteína e com pequena quantidade de gordura, portanto, coma a vontade.

3 –

Alimentos como massas com molhos gordurosos e queijos amarelos devem ser ingeridos com pouca frequência, pois aumentam o nível de colesterol do sangue.

4 –

Consuma alimentos ricos em carboidratos, principalmente massas e cereais.

5 –

Evite comer muitos alimentos que contêm alto teor de fibra como arroz, granola, aveia, pão integral, pois as fibras dão a sensação de que você está satisfeito com a ingestão de menor quantidade de alimentos.

Advertisement

6 –

Não são só os alimentos sólidos que contribuem no ganho de peso. Os líquidos também! Por isso, beba uma grande quantidade de líquidos que fornecem nutrientes e calorias, como leite, iogurte, sucos de frutas e compostos de alta caloria, por exemplo.

7 –

Coma a vontade as chamadas “gorduras boas”, do tipo monoinsaturado, ômega-6 e ômega-3, contidas em peixes, nozes, castanhas, azeite de oliva e abacate, pois elas reduzem o mau colesterol (LDL) e fornecem calorias.

8 –

Beba em média dois litros de água por dia.

Não se esqueça

Você sempre deve ter o consentimento de um médico ou nutricionista. Ele examinará as condições de seu corpo e indicará os melhores tratamentos. Lembre-se de buscar o apoio de sua família, de fazer metas e ter disciplina. 

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.