Dicas de yoga para iniciantes

Aprenda como se preparar antes e como se comportar durante a prática de yoga.

Guilherme Kuceki

A palavra yoga tem diversos significados, entre eles, controlar, unir e juntar. A prática vai além da saúde física e da vaidade, ela ajuda também a deixar a mente em forma e o espírito mais leve. Independentemente das crenças ligadas a yoga, atualmente é praticada por milhares de pessoas em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil, ela incentiva os praticantes à meditação, postura, oração e ao equilíbrio.

Para tornar a experiência da prática de yoga ainda melhor, é necessário ter a preparação correta e não deixar que nada te atrapalhe. Por isso separei algumas dicas para quem está iniciando sua vida de praticante de yoga e até mesmo para aqueles que pretendem um dia se tornarem um iogue(praticante avançado de yoga):

1- Preferencialmente, a yoga deve ser praticada em local arejado e silencioso ou com uma música suave de fundo.

2- Não coma imediatamente antes da aula.

3- Chegue cedo para não deixar a agitação de chegar em cima da hora te atrapalhar.

Advertisement

4- Não beba água durante a aula.

5- Use colchonete fininho, roupas bem confortáveis e pés descalços.

6- Evite alimentos e líquidos pesados (como milk shakes e vitaminas) nas duas horas que precedem a prática.

7- Pela manhã ao acordar ou ao fim de todas as atividades do dia, são os melhores momentos para a prática.

8- A respiração deve ser feita somente pelo nariz, nunca pela boca. A respiração nasal acalma o ritmo de todo o corpo e facilita a concentração.

Advertisement

9- Seja paciente. Não tenha medo das posturas, mas não force seu corpo além de seu limite. Respeite seu ritmo e aproveite o trabalho físico da prática.

10- Pratique todas as posturas com igual dedicação. Não dê preferência a determinados grupos de posturas por serem mais fáceis ou agradáveis para você.

11- Entusiasmo, perseverança e dedicação.

12- Desligue seus aparelhos eletrônicos, para que não atrapalhem você e as outras pessoas.

Algumas famílias gostam de praticar juntos, os membros da família ficam mais calmos e compreensivos. Vale a pena procurar fazer uma aula experimental para quem ainda não conhece e sentir na prática e na coluna o que é a yoga.

Advertisement

Boa aula a todos! 

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.