Como melhorar as habilidades de resolução dos problemas

Dicas para aprender a conviver com os problemas e tirar lições de cada um deles como um aprendizado constante.

Márcia Diniz

Bom, problemas todos têm e são muitos. Comparar problemas com amigos e discutir sobre isto costuma não levar a lugar nenhum, porque aquele que está vivenciando ou sofrendo determinado problema tende a achar o seu sempre mais difícil e triste que o do outro, muitas vezes com razão, porque está emocionalmente envolvido e travando uma árdua batalha para resolvê-lo ou não.

Priorizar o que é importante

Primeiramente para nos distanciarmos dos nossos problemas e enxergá-los de outra maneira, devemos escrevê-los em um papel, colocando todos que estão incomodando sem se preocupar com uma ordem. Em seguida, estabelecer as prioridades dentro de vários critérios como:

1) O que realmente me incomoda neste momento?

2) Qual o problema que necessita de menor prazo para solucioná-lo?

3) Como posso enxergar este problema como uma oportunidade em alguma área da minha vida?

4) O que posso aprender com esta situação?

5) Como posso evitar para que isto não aconteça novamente?

Enxergar problemas como oportunidades e não como obstáculos já nos ajuda a abrir a mente e pensar em soluções de forma mais positiva e eficaz.

Controlar a ansiedade

Planejar o futuro vivendo o presente também é muito positivo, assim não criamos ansiedades sem necessidade do tipo: E se isto acontecer o que vou fazer? Isto é um acontecimento que não tenho como controlar, está fora do meu alcance.

Encontrar soluções

Não postergar soluções que dependam de nós mesmos, aquelas que podemos resolver sem a ajuda de outras pessoas ou recursos externos. Desta forma não acumulamos decisões, e não agimos sobre pressão podendo tomar decisões mais corretas.

Advertisement

Ver a realidade como ela é

Ao encarar os fatos como eles são, de forma mais realista e com tempo, poupamos situações de stress desnecessárias. Procurar ter flexibilidade dentro dos acontecimentos, porque quase sempre às coisas não são exatamente como gostaríamos e planejamos.

Usar a criatividade

Outra habilidade muito importante é a criatividade, que pode ser desenvolvida através da meditação, da visualização, de um algum hobby como desenho, pintura, criação de aviões, carros, marcenaria ou culinária; enfim, alguma atividade que traga diversão, interesse, raciocínio e criatividade.

Pequenas mudanças de hábitos como fazer caminhos diferentes para ir ao mesmo lugar, usar a mão contrária que está acostumado para escovar os dentes também são importantes para termos consciência dos nossos hábitos e rotina que normalmente realizamos mecanicamente sem pensar e prestar atenção.

Problemas vão e vêm, mas são a grande magia da vida. Sem eles não teríamos significado. São eles que dão valor às conquistas, ao nosso crescimento interior.

Em realidade nos problemas e nos erros é que nos tornamos pessoas melhores.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Márcia Diniz

Márcia Diniz é Wellness, Professional & Mental Fitness Coach. Proprietária da MD Coaching em São Paulo. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro do The Inner Game School of Coaching e da ICF.