11 dicas simples para ter mais energia

Aprenda dicas simples que irão lhe ajudar a ter mais energia e viver melhor.

Guilherme Kuceki

Sabe quando a vovó está assistindo televisão e cochila várias vezes, enquanto segura as agulhas de tricô? Para não fazer a mesma coisa em reuniões ou aulas, é importante dormir bem e levar uma vida mais equilibrada. Porém, não é tão fácil assim quando estamos na correria diária.

Mas não se preocupe! Inclusive, não se preocupar já vai te ajudar a ter mais energia. Essas dicas simples irão te levantar durante o dia:

1- Durma sempre no mesmo horário

Essa parece difícil, mas, mesmo para quem dorme pouco, é importante ter sua hora para ir dormir e para acordar, inclusive nos fins de semana e feriados. Assim o relógio biológico fica regulado. Também é melhor acordar com a luz do sol ao invés do alarme do celular.

2- Aprecie uma boa fragrância

Cheiro de lavanda, alecrim ou cítricos (limão, laranja lima) te deixam mais alerta.

3- Alimente-se bem

Para evitar que a digestão te derrube depois do almoço, opte por tomar um desjejum mais reforçado e um almoço mais leve e cheio de vitaminas.

Advertisement

4- Ouça boas músicas

Todo mundo sabe que boa música anima, portanto, uma dica simples é estar com os fones de ouvido, então quando estiver cansado aperte play e aproveite pra se esticar um pouco.

5- Alongue-se

Falando em se esticar, um bom alongamento, como ficar na ponta dos pés, ajuda a melhorar seu sistema circulatório, o que por sua vez irá distribuir melhor a glicose no seu organismo e te deixar com mais energia.

6- Hidrate-se

Boa hidratação é essencial. A desidratação leva a vários problemas inclusive a fadiga. Encontrei um aplicativo bem legal para iPhone que vai ter ajudar a se hidratar bem.

7- Descanse um pouco

Durante o dia é importante fazer pequenas pausas, seja para dar uma conferida nas redes sociais ou para jogar um pouco no celular.

8- Schedule,

ou seja, faça uma programação do seu dia, irá te poupar de gastar energia pensando na próxima coisa a fazer.

Advertisement

9- Corrija a sua postura

A boa postura te ajuda a ter mais energia. Pode não parecer, mas quando você se senta de forma incorreta acaba forçando mais alguns músculos e é bem provável também que vá ter mais dores na coluna precocemente.

10- Escolha comer mais frutas

Algumas pessoas gostam de arrumar qualquer desculpa para comer chocolate, não é verdade? Melhor que o chocolate é comer uma maçã. “Essa fruta é uma ótima escolha de lanche no meio da tarde, pois é energizante. Rica em vitamina C, fibra e carboidratos complexos a maçã dá energia e estabiliza a quantidade de açúcar no sangue”, explica a nutricionista Peggy Kotsopoulos. Eu gosto do ditado que diz, “uma maçã por dia mantêm o médico afastado”.

11- Respire fundo!

A respiração correta influencia em muitos fatores inclusive a oxigenação do cérebro.

Agora, se você acha que não precisa de mais energia, pode ser que esteja convivendo pouco com crianças, elas parecem estar ligadas na tomada, são uma referência para os adultos, afinal, mais energia e disposição são um convite à felicidade. 

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.