Como escolher um banco

Maneiras simples de como escolher uma instituição financeira para cuidar do seu dinheiro.

Jose A Alves Junior

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.” Pablo Neruda.

A nova atitude do banco central de reduzir as taxas básicas de juros com as novas medidas liberando a portabilidade de contas entre os bancos gerou uma guerra entre os bancos de tarifas e facilidade de negociação das dívidas atuais.

Se você está pensando em mudar de banco ou abrir uma nova conta, segue algumas orientações de como o fazer!

1 – Pesquise as tarifas dos bancos

Agora podemos consultar as tarifas entre os bancos de forma fácil e prática, sem muita dor de cabeça. A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) possui um site no qual se pode fazer essa comparação sem muito trabalho.

Para uma análise das tarifas básicas padronizadas para os bancos, segundo um levantamento do PROCON-SP, a diferença entre as tarifas de pacote padrão dos bancos podem chegar até 70% dependendo da comparação.

Advertisement

2 – Comparação das tarifas on-line

Com a rotina atual as pessoas de forma geral têm menos tempo, cada vez mais responsabilidades e tarefas, onde o simples passo de ir ao banco não é mais viável, e com a globalização dos serviços on-line é cada vez mais comum e usual usar o banco on-line, por isso se faz necessário fazer análise das tarifas de cada banco, além da segurança dos dados e sigilo das informações.

3 – Veja as agências próximas de sua casa

Mesmo com o avanço da internet e a globalização dos serviços bancários on-line dos mais diversos, ainda assim, às vezes é necessário ir ao banco para realizar algum tipo de transação ou resolver algum assunto burocrático, além de ter um relacionamento mais franco com o gerente de contas.

Por isso antes de escolher um banco também é importante fazer um levantamento da localidade das agências e condições das mesmas. Geralmente o site dos bancos tem o serviço de localização de agência. Faça essa análise antes de escolher um banco.

4 – Muitos caixas eletrônicos

Faça um levantamento da quantidade de caixas eletrônicos de cada banco, quanto mais caixas melhor, ao mesmo tempo verifique as tarifas para cada operação dos caixas eletrônicos.

Nem todos os estabelecimentos aceitam os serviços on-line, ou de compras com cartão de crédito ou débito, muitas vezes é necessário sacar dinheiro, nada melhor do que ter um caixa próximo.

Advertisement

5 – Saúde financeira do banco e confiabilidade do mesmo

Os bancos de maneira geral têm certa saúde financeira, porém, em momentos de crises, alguns bancos podem sofrer e em casos extremos levar até a falência. Em geral os bancos maiores têm menos risco, principalmente os estatais. Por isso escolha um banco com uma boa saúde financeira. Como confiar seu dinheiro a quem não sabe administrar o seu próprio patrimônio? Evite riscos desnecessários!

Faça uma avaliação da saúde financeira de cada banco, geralmente trimestralmente os bancos lançam boletins com seu lucro como mostra o portal G1.

6 – Credibilidade na praça

Assim como os bancos fazem uma avaliação de suas restrições quando se faz um financiamento, faça o mesmo com eles, verifique o que os clientes atuais dos bancos dizem de seus bancos, faça pesquisa no PROCON-sp e outras instituições, busque na internet o que se fala a respeito das instituições financeiras.

Toda escolha requer muita cautela, estudo, meditação e fé, muito mais quanto ao escolher uma instituição para cuidar do seu dinheiro, sim, das finanças de sua família. Faça pesquisa de cada banco, avalie os prós e contras de cada instituição e lembre-se sempre que o dinheiro é seu, independentemente do banco escolhido, fique por dentro de tudo que acontece com seu dinheiro! 

Toma un momento para compartir ...

Jose A Alves Junior

Jose Alves Junior, 28 anos, casado com uma linda mulher, pai de três maravilhosos filhos, estudante de engenharia de produção, especialista em desenvolvimento de produtos, designer e escritor!