Como aliviar o estresse do marido no trânsito

Algumas formas de tornar o tempo no carro mais agradável.

Simony Parrela

Não tem como fugir: congestionamentos e tráfego pesado fazem parte da nossa vida. Algumas cidades são muito piores que outras, é claro, mas hoje em dia em praticamente todo lugar, ao menos em alguns horários, é certo que qualquer voltinha de carro vai demorar mais do que o esperado por causa do trânsito. Um estudo feito pelo Citigroup mostra que em algumas cidades, o brasileiro chega a passar cerca de 2 horas e 36 minutos por dia no trânsito. Se esse valor for multiplicado por 20 dias úteis e por doze meses, o resultado é 26 dias por ano dentro do carro. Quase um mês!

Ninguém gosta de ficar preso dentro do carro por muito tempo, mas o estresse tende sempre a ser maior para o motorista. Seja em viagens longas e cansativas ou perto de casa quando num congestionamento, é ele que tem que prestar atenção o tempo todo.

Por isso, se surgir a oportunidade de você estar dentro do carro como passageira enquanto seu marido está dirigindo, não seria ótimo se você pudesse ajudá-lo a ficar menos estressado com a situação e ter um momento agradável com você?

Aqui seguem algumas dicas de como tornar o trajeto mais tranquilo para seu marido – e automaticamente para você e todos os que estão no carro:

Se encarregue das crianças

Se vocês tiverem filhos no carro, assuma o papel de entretê-los e acalmá-los. Como você não está dirigindo, pode se voltar para trás e cantar musiquinhas, fazer caretas ou o que seja. Risadas de crianças são uma coisa tão gostosa de se escutar! Mesmo se já estressado, isso pode trazer um sorriso ao rosto do seu marido automaticamente. Mesmo que você também esteja cansada, faça um esforço e conte uma historinha se elas estiverem inquietas. Você também pode emprestar seu celular ou equivalente com joguinhos (sempre num volume baixo ou no mudo).

Advertisement

Não traga mais problemas

Muitas vezes queremos aproveitar que estamos dentro do carro sem nada pra fazer mesmo e tantamos usar o tempo para desabafar ou resolver problemas. Não faça isso. Ele não vai conseguir se concentrar 100% no problema como você gostaria e a situação vai ficar ainda mais carregada.

Deixe ele falar

Nós, mulheres, tendemos a aproveitar todo o momento de silêncio para falar e contar o que tem acontecido conosco. Que tal deixar ele falar sobre o que ele quiser, pra variar? Você pode perguntar gentilmente o que tem acontecido no trabalho, ou como ele tem se sentido em relação a algum assunto. Não force ele a responder, você pode simplesmente ficar em silêncio e esperar que ele fique com vontade. Quando (e se) ele começar, deixe ele falar o quanto quiser, sem interromper. O tempo vai passar mais rápido pra ele assim.

Sorria

Se seu marido não estiver com vontade ou disposição para falar muito, não tem problema. Você pode simplesmente apertar gentilmente a perna dele e sorrir quando ele olhar para você. Um sorriso e uma troca de olhares com uma piscadinha vão fazer ele se sentir melhor.

Faça carinho

A famosa massagem no pescoço é sempre bem-vinda. Não só ajuda ele a relaxar como mostra que você está tranquila ao lado dele. Isso vai fazê-lo se sentir melhor por que nada estressa mais o motorista do que saber que a pessoa do lado (especialmente se for a esposa) está com pressa ou irritada por estar ali.

Lembre-se sempre que nosso papel como esposa é o de apoiar e ajudar nossos maridos. Ao contrário das mulheres, homens tendem a guardar suas maiores preocupações para eles e não comentar com ninguém, então muitas vezes não sabemos quando ele está passando por um grande desafío no trabalho ou algo semelhante. Por isso, aproveite toda oportunidade para mostrar para ele que você está ali para o que ele precisar.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Simony Parrela

Simony é casada, mãe de 3 filhos e optou ser mãe em tempo integral. É formada em Adm. Publica pela UDESC tem um MPA pela Brigham Young University.